Escolha uma Página

STRANGER THINGS: A VERDADEIRA REFERÊNCIA NO MUNDO!

E lá vamos nós de novo maratonar a serie mais aguardada do ano.  A segunda temporada de STRANGER THINGS veio mais nostálgica ainda, não só pelas musicas que dão um toque a mais na trama, o que faz da serie uma ótima homenagem declarada aos anos 80.

CUIDADO COM OS DEMO-SPOILERS

1 – MAD MAX

Logo de cara temos uma referencia obvia com a produção de 1979 MAD MAX um filme australiano de ficção cientifica com elementos de ação em um futuro distópico. A referencia fica por conta da mais nova integrante do grupo Maxine, que usa o nome do filme como pseudônimo em um jogo de fliperama quebrando o recorde de Dustin.

2 – DRAGON’S LAIR

Lançado em junho 1983 pela Cinematronics, DRAGON’S LAIR foi um dos primeiros jogos eletrônicos em laserdisc. O jogo apresenta o cavalheiro Dirk, o destemido em uma missão de resgate a princesa Daphne.

3 – CAÇA-FANTASMAS

Mais que uma referencia foi a homenagem declarada para o filme Caça-Fantasmas, lançado em junho de 1984 uma ficção cientifica que conta com cientista que saem em busca de manifestações sobrenaturais para serem estudadas.

As referencia fica por conta dos amigos que se vestem de Caça-Fantasmas no dia de Halloween, mas temos outra referencia ao filme no episódio 8 Lucas diz a frase “DIA DO JULGAMENTO” fazendo um paralelo com o dialogo entre Ray e Winston falam sobre o dia do julgamento.

4 – O EXTERMINADOR DO FUTURO

O filme em cartaz na pacata cidade de Hawkins é O Exterminador do Futuro, um filme de ficção cientifica de 1984 dirigido por James Cameron, o filme fala sobre um ciborgue com inteligência artificial, que viajou no tempo, do ano de 2029 para maio de 1984 com o objetivo de alterar o curso da historia.

5 -HALLOWEEN

A fantasia escolhida por Max, e de Michael Myers um vilão de uma série de filmes “slasher” (daqueles de terror que todo mundo morre) Halloween.

6 – PENNYWISE

Em um dialogo entre Bob e Will, Bob diz conta uma historia sobre sua infância, sobre alguém chamado Sr. Baldo que diz a Bob: Ei garoto você quer um balão?

7 – D’ARTAGNAN

O mais novo bichinho de estimação de Dustin já tem um nome bem conhecido D’artagnan e o nome de um dos mosqueteiros, mas além de um nome com forte referencias D’Art ama comer chocolate, assim como Sloth de Os Goonies.

Ainda sobre os Goonies, temos o protagonista do filme de 1985, Sean Astin como o personagem Bob que namora Joyce Byers.

8 – NEGÓCIO ARRISCADO

O filme de 1983, fala sobre um rapaz de 17 anos que decide comemorar a despedia da adolescência com um amigo, que ao chamar uma garota de programa para a festa que o deixa em altas confusões. A referencia fica por conta do casal adolescente Nancy e Steve que se inspiraram no filme para as suas fantasias de Halloween.

9 – POLTERGEIST

Quando Eleven e deixada sozinha na cabana, o único passatempo da jovem e uma televisão, que alem de ficar repetindo os diálogos de vários filmes, em uma parte ao mudar de canal temos uma referencia ao filme de terror Poltergeist de 1982.

10 – DIG-DUG

Quando o grupo de amigos então no arcade o jogo escolhido por um deles e o DIG DUG, que faz referência ao Jim Hopper que descobre que terá que cavar os túneis que estão conectando a cidade com o mundo invertido.

11 – HE-MAN

O personagem principal da linha de brinquedos Mestres do Universo da Mattel nos anos de 1983 a 1985, aparece quando a irmã mais nova de Lucas, Erica aparece segurando um action-figure de He-Man ao mexer nas coisas do irmão.

12 – CONTATO IMEDIATO DE TERCEIRO GRAU

Quando Will acorda no meio da noite e fica paralisado em sua sala, a porta se abre e Will da de cara com o mundo invertido invadindo a cidade de Hawkins. Fazendo uma clara referencia ao filme Contato imediato de terceiro grau, filme de 1977 que conta com um grupo de pessoas que tentam entrar em contato com uma inteligência alienígena.

13 – HARRY POTTER?

Para quem achou que só dos anos 80 que STRANGER THINGS faz referencias esta um pouco enganado, para quem já terminou de assistir a segunda temporada deve esta se perguntando de onde veio a referência para o monstro preso no corpo de Will. E uma referencia clara ao universo derivado de Harry Potter, em Animais Fantásticos e Onde Habitam somos apresentados a uma força maligna que está prestes a destruir Nova York.

No mundo de Harry Potter, um OBSCURIAL e uma força mágica em forma de parasita, que se manifesta em jovens bruxos que são forçados a ter a sua magia reprimida através de abusos físicos e psicológicos.

Já em Stranger Things temos uma referencia quando Will esta com um parasita preso em seu corpo que manifesta ser mais inteligente que o Demogorgon, na cena em que Nancy queima Will, vemos que o devorador de mentes não consegue suportar o calor o parasita ganha a forma de uma sombra que lembra muito um Obscurus.

Mas a referencia não para por ai, quando Eleven e levada para fechar o portal do mundo invertido, uma forma composta de luz começa a fechar o portal e afastando o mal, assim como vimos em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, quando Harry conjura o feitiço Expecto Patrono composto por um guardião cheio de energia positiva, que conjurado corretamente encarna a forma de um animal prateado repleto de luz.

Conseguiu achar mais alguma referência escondida nessa segunda temporada de Stranger Things? Conta aí embaixo para todo o mundo qual foi a sua descoberta!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: