Escolha uma Página

Quem nunca quis ter um sabre de luz, não é mesmo? A única diferença entre cada fã de Star Wars está na cor do sabre que sempre quis ter. Uns sonham o sabre verde, enquanto há aqueles que sabem empunhar o sabre vermelho. Mas afinal, o que determina a cor de cada? Diferente das varinhas de Harry Potter, que escolhem o dono, os sabres não escolhem os seus. Suas cores são definidas pelo cristal utilizado em sua construção.

Os cristais

Uma das etapas do processo de treinamento de um Padawan é a construção de seu primeiro sabre de luz. Para isso, ele ou ela precisam encontrar o cristal para começar o processo. O cristal atrai o jovem aprendiz, sendo fundamental no caminho que o Padawan decidir trilhar. Os cristais dos Jedi, por exemplo, só podem ser construídos a partir de cristais Ilum, encontrados no planeta de mesmo nome. Essa caverna só produz cristais verdes e azuis.

Planetas como Halm, Mygeeto e Dantooine trazem cristais amarelos, brancos e prateados, além dos azuis e verdes. Há ainda uma única ocasião em uma Pérola Última, do mar de Dantoonie, foi usada na construção de um sabre.

Durante as gravações, Samuel L Jackson fez questão que seu sabre fosse diferente. Não é atoa, por isso, que Mace Windu empunhou um sabre roxo na franquia.

O azul

Esse pode ser considerado o sabre mais tradicional e mais visto da franquia Star Wars. O Sabre de Luz representa aqueles que defendem o lado luminoso da força. Geralmente eles são usados por Jedi Guardiões, aqueles que usam o sabre para lutar contra o lado negro. Dentre os personagens mais famosos que usaram o sabre azul estão Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker.

O verde

Esse é o sabre usado por Jedi Consulares. A conexão entre esse sabre e seu dono é um pouco mais forte e os jedi que o usam, procuram trazer o equilíbrio ao universo. Quem usa o sabre verde evita-o sempre que puder, recorrendo a disciplinas mentais mais focadas no uso da Força e menos no combate. Dentre os personagens, vimos o sabre verde de Luke Sywalker, Yoda e Qui-Gon.

O amarelo

Muito utilizado por Jedi Sentinelas, aqueles responsáveis pela patrulha do universo. São encarregados de descobrir artimanhas, trapaças e injustiças. Por essa razão, seus donos geralmente são Jedi que conseguem trazer inimigos para o lado da luz, como aconteceu ao longo da última trilogia Star Wars. Rey é vista empunhando um sabre amarelo em Ascensão Skywalker.

O vermelho

Não é difícil imaginar a propriedade dos sabres de luz vermelhos. Seus cristais não são encontrados em nenhum lugar conhecido do universo e estão em contato frequente com o lado negro da força. Como não tinham acesso a caverna dos Jedi, foi desenvolvido um cristal sintético.

Eles são usados pelos Siths e são conhecidos por provocar sofrimento. Dentre os personagens conhecidos temos o Conde Dookan, Darth Vader, Kylo Ren e Darth Maul. Mas não são apenas nomes associados ao lado negro que já usaram o sabre vermelho. Adi Galia e até mesmo Leia Organa tiveram a cor escarlate em suas armas.

O roxo

Embora pouco visto nos cinemas, os sabres roxos pertencem a aqueles que já fizeram parte do Lado Negro, mas optaram por seguir o caminho do Lado da Luz. Após deixarem o sabre vermelho de lado, esses Jedi buscam um cristal natural em sua nova jornada e são, geralmente, atraídos por cristais roxos.

O roxo se relaciona a um Jedi com um estilo mais agressivo. A redenção de um Sith para um Jedi não é simples e requer muito esforço. Nos cinemas vimos o sabre roxo nas mãos de Mace Windu.

O laranja

Após a queda da Ordem Jedi, a caverna de Ilum se perdeu e os novos Jedi precisaram encontrar novas fontes de cristais. Muitas delas envolveram planetas extremamente quentes, que tornaram seus cristais alaranjados, por consequência.

Esses sabres são conhecidos por serem extremamente poderosos e fortes, quando bem usados. Geralmente são usados por sobreviventes da queda dos Jedi. Não o vimos nos cinemas.

O branco

O sabre de cor branca utiliza cristais geralmente encontrados em Alderaan e são usados, em sua maioria, por Cavaleiros Imperiais. Eles juraram lealdade ao Imperador, mas são contra o Lado Negro da Força. Muitos os consideram uma espécie de Lado Cinza, por não seguirem as vertentes de nenhum dos lados.

A primeira personagem a ser vista usando o sabre branco foi Ahsoka Tano, marcando de vez  sua separação da Ordem Jedi. Ela curou os cristais vermelhos de seu irmão, um cristal Kyber tocado pelo lado negro. Ele perdeu a cor original e ao ser curado, virou branco.

O preto

Pois é, existe um sabre de luz negra, conhecido como Darksaber. É uma arma ancestral, cuja origem envolve mistérios até hoje não resolvidos. A lâmina desse sabre não é cilíndrica, mas sim achatada. Ela vai afinando até a ponta e por isso se assemelha muito a uma espada. Sua coloração escura é envolta por uma aura esbranquiçada e de acordo com as lendas, é impossível olhar para sua luz por muito tempo.

O Darksaber foi encontrado no Templo Jedi, mas foi roubado pelo Clã Vizsla

Qual sabre seria sua arma Jedi em Star Wars?

LEIA MAIS SOBRE FILMES