The Mandalorian vem fazendo um grande sucesso nos Estados Unidos, desde sua estreia. A nova produção da franquia Star Wars ainda não chegou ao Brasil, mas sua 2ª temporada já foi confirmada. Enquanto estamos ansiosos para conhecer o Disney+ e tudo que vem junto com o streaming, novas informações sobre o seriado foram divulgadas.

O universo expandido de Star Wars cresceu bastante ao longo dos anos. Antes de The Mandalorian, a animação digital The Clone Wars já fazia sucesso entre os fãs. Novos personagens surgiram e tiveram suas histórias desenvolvidas, como Ahsoka Tano. A recém adição de Rosario Dawson ao elenco da série nos levou a algumas perguntas.

Afinal, quem é ela?

Criada pelo próprio George Lucas, originalmente Tano foi apresentada em Star Wars: A Guerra dos Clones, em 2008. A personagem nos foi apresentada como sendo a padawan de Anakin Skywalker. Ela foi enviada por ninguém menos do que nosso amado Mestre Yoda e passou por complexos processos ao longo dos episódios.

Tano nunca conseguiu se tornar uma Jedi, mesmo que tenha iniciado o processo ao lado de Anakin. Na série, ela foi descoberta pelo mestre Plo Koon em Shili, planeta originário de sua espécie, os Togruta. Quando criança, foi treinada por Yoda e ainda na adolescência foi designada a Skywalker.
Anakin e Tano enfrentaram desafios envolvendo o ego de ambos, bem como a virada do mestre para o lado negro. Mesmo assim, uma relação foi criada ali e Skywalker se comprometeu com sua aprendiz. A cabeça quente da dupla era muitas vezes controlada por Obi-Wan Kenobi, que acalmava a euforia.

O lado negro?

Mas não durou muito, pois um pouco antes da Ordem 66, os caminhos se separam ao passo que Darth Vader é criado. Neste momento, o sabre de Tano se torna branco e ela deixa de optar por um lado.

Ahsoka precisou se esconder por muito tempo, enquanto Palpatine tentava dizimar os Jedi. Ela é resgatada por Bail Organa (pai adotivo de Lea) e Mon Mothma, visto que estava sendo procurada pelo Império. Seu caminho cruzou com figuras como Darth Maul e Darth Vader e Tano sobreviveu. Ela conseguiu a proeza de ficar viva ao longo de todas as eras principais da franquia.

Os Jedi

Como aprendiz de Anakin, Ahsoka também desenvolveu uma relação com Padmé. Ela foi uma das primeiras a perceber o relacionamento entre Skywalker e a senadora de Naboo, mas manteve a lealdade e nunca os entregou para o Conselho Jedi. Ao longo do tempo, Tano se tornou amiga de Padmé e passou até mesmo a ser requisitada para missões diplomáticas.

O bom relacionamento de Ahsoka perante os Jedi não durou muito. Ela caiu em uma armadilha de uma colega padawan, Barriss Offee, que provocou um atentado a bomba no templo Jedi em Coruscant. Ela foi colocada em julgamento e embora todo o esforço de Anakin, foi declarada culpada. Mesmo que tudo se resolvesse depois, a jovem abandonou a Ordem Jedi.

Ahsoka

Mas esse não foi o fim de Ahsoka. Na sétima e atual temporada de The Clone Wars, a personagem voltou a protagonizar trailers. Ela terá seu próprio regimento de clones, tendo Mandalore como uma de suas zonas de combate.

Embora fugisse do destino, a sombra do Lado Negro alcançou a jovem. Recorrendo a ajuda de seus “salvadores”, Bail e Mon, Tano se tornou uma espécie de informante e guardiã. Em um de seus principais atos, ela salvou a vida de uma criança, que estava prestes a ser raptada pelo Sexto Irmão. Após derrota-lo, Ahsoka se apropria de seu sabre de luz duplo, que logo muda da cor vermelha para a cor branca.
Até hoje, o sabre de Ahsoka está entre os favoritos dos fãs de Star Wars.

The Mandalorian

A aparição da personagem na série pode ter diversos significados. Fãs especulam que o seriado pode trazer o início do fim, o começo do encerramento do arco de Ahsoka na franquia Star Wars. Ainda não sabemos o número de episódios que a personagem terá, visto que Fennec Shand, por exemplo, marcou presença em um único capítulo.

Sabemos que Ahsoka liderou o cerco a Mandalore durante as Guerras Clônicas, lutando ao lado da líder mandaloriana Bo-Katan Kryze. Além disso, ela também lutou junto a Sabine Wren durante o prelúdio da Guerra Civil.

A maior teoria gira em torno da Criança, ou Baby Yoda para os íntimos. Caso encontre Din Djarin (Pedro Pascal), em algum momento, Ahsoka pode ser escolhida para tomar conta do pequeno. Suas habilidades são lendárias e não ter completado o treinamento Jedi certamente não fará diferença. Será que o Mandaloriano entregaria seu protegido à Tano, para que ele seja treinado de acordo com a Força?

A segunda temporada de The Mandalorian está prevista para estrear em outubro deste ano, no Disney+.