Spotify revela recursos e ferramentas para aumentar audiência

Vem conhecer todas as novidades do Spotify para 2023

Em evento virtual no último dia 08, o Spotify realizou o segundo Stream On, que contou com artistas, compositores, criadores de vídeo e conteúdo e podcasters de todo o mundo para um dia de anúncios, histórias inspiradoras e demonstrações práticas de novas ferramentas e recursos que chegam à plataforma global.

O Spotify recebeu centenas de criadores no Arts District, em Los Angeles, onde ouviram líderes da companhia e uma ampla variedade de ícones da indústria, pessoalmente e virtualmente, incluindo criadores de podcast e artistas, como Alex Cooper, Bill SimmonsEd SheeranEmma ChamberlainJennifer LopezGloRillaHalseyJoe RoganThe Jonas BrothersKarol GLuke CombsSt. Vincent e Tash Sultana.

“Stream On é sobre todas as maneiras pelas quais estamos dando vida ao Spotify e informando aos criadores em todos os estágios de suas carreiras que estamos abertos para negócios. Estamos focados em construir a melhor casa para eles – um lugar onde possam estabelecer uma carreira, prosperar e crescer e onde o mundo possa ser inspirado por sua criatividade […] E é isso que temos feito por quase 17 anos: Construir, melhorar e reimaginar esta casa para melhor atender às necessidades dos criadores e ajudá-los a traçar novos caminhos para o sucesso. Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados em expandir essa ambição para ainda mais criadores em novos formatos. Estamos permitindo mais criatividade, descoberta e personalização do que nunca, fornecendo os melhores recursos, suporte e interatividade.” – fundador e CEO do Spotify, Daniel Ek

Ajudando ainda mais criadores e artistas a serem descobertos

Spotify iniciou o Stream On aumentando a descoberta, revelando uma interface reimaginada que inclui novos recursos visuais e um design completamente inédito e interativo – tudo para conduzir conexões mais profundas e duradouras entre o criador e os ouvintes.

O novo Spotify será implementado em etapas para nossos mais de 500 milhões de usuários ativos mensais a partir de hoje. Aqui está o que se pode esperar:

  • Com Smart Shuffle, estamos apresentando uma nova maneira de incluir músicas que complementam perfeitamente uma playlist existente com apenas o toque de um botão.
  • Basta tocar nos Subfeeds de Música, Podcast e Programas ou Audiolivros para explorar prévias de playlists, playlists, álbuns, episódios de podcasts e audiolivros personalizadas para cada usuário.
  • Novos feeds para descoberta na ferramenta de pesquisa permitirão que os usuários rolem para cima ou para baixo para explorar clipes curtos de faixas de alguns de seus gêneros favoritos – tornando ainda mais fácil descobrir novos favoritos.
  • Assim como na música, o Spotify agora terá Reprodução Automática para Podcasts – quando um podcast terminar, outro episódio começará a ser reproduzido automaticamente, e acordo som o gosto do usuário e relevante.
  • DJ: Spotify também revelou recentemente DJ, um novo guia de Inteligência Artificial personalizado que transforma a forma como os ouvintes escutam e descobrem a música que amam.
“As recomendações do Spotify geram quase metade dos streams de todos os usuários. E quando os ouvintes decidem seguir um criador, eles escutam, em média, cinco vezes mais de suas músicas” –  Gustav Söderström, co-presidente e diretor de tecnologia e produtos no Spotify.

Ajudando os artistas a alcançar o sucesso por meio do streaming

Spotify divulgou hoje seu relatório anual de royalties de música, Loud & Clear.  A atualização deste ano demonstra que mais e mais artistas estão obtendo sucesso do que nunca: O número de artistas que geram mais de 1 milhão de dólares, bem como aqueles que geram mais de 10 mil dólares, mais do que dobrou nos últimos cinco anos. Além disso, estimamos que o 50.000º artista com maior lucro no Spotify gerou mais de 50 mil dólares em todas as fontes de receitas registradas.

Este site também detalha como o Spotify paga a grande maioria de cada dólar que gera para a música – quase 70% – de volta à indústria, e os pagamentos de todos os tempos do Spotify aos detentores de direitos musicais estão se aproximando de 40 bilhões de dólares.

Ajudando os criadores a construir e aumentar a audiência com ferramentas novas e aprimorada

Spotify também apresentou um conjunto de ferramentas que ajudam os artistas a encontrar os fãs que mais amam suas músicas. Aqui estão alguns dos novos recursos que eles encontrarão em breve na seção Campanhas do Spotify for Artists:

  • Marquee é uma recomendação patrocinada em tela cheia de um novo lançamento, focada em alcançar ouvintes que demonstraram interesse na música de um artista. Em média, o Marquee é 10 vezes mais rentável em fazer com que os ouvintes escutem música no Spotify do que anúncios nas plataformas de redes sociais mais populares.
  • Discovery Mode é uma ferramenta por meio da qual os artistas e suas equipes identificam as músicas prioritárias e o Spotify adiciona esse sinal aos algoritmos que moldam as sessões de escuta personalizadas. Hoje, o Discovery Mode está disponível diretamente no Spotify for Artists e acessível a uma ampla gama de artistas e suas equipes, incluindo milhares de artistas e gravadoras distribuídos independentemente.
  • Showcase é um cartão móvel em nosso novo feed e apresentará a música de um artista – seja um novo lançamento ou catálogo – para prováveis ouvintes. Estamos apenas começando a testar o Showcase com artistas e gravadoras e o tornaremos mais amplamente disponível em um futuro próximo.

Por fim, Spotify anunciou novos e melhorados podcasts Originais e Exclusivos:

Parceria de vídeo exclusiva com Markiplier para produzir episódios em vídeo exclusivos de Distractible e Go! My Favorite Sports Team para Spotify a partir de 8 de março de 2023.

  • Spotify, DC e Warner Bros. lançarão uma nova série de podcasts The Riddler: Secrets in the Dark de David S. Goyer e Phantom 4. Os fãs podem esperar que todos os amados personagens da série “Batman Unburied” (Batman Despertar, em Português) retornem.
  • Forbidden Fruits com Julia Fox e Niki Takesh retornará para a segunda temporada em 17 de março de 2023 apresentando todos os episódios em vídeo.
  • The Comment Section com Drew Afualo passará exclusivamente para o Spotify em 5 de abril de 2023.
“Hoje, existem mais de dez milhões de criadores no Spotify, com mais de meio bilhão de ouvintes em 184 países e mercados”, Daniel Ek terminou em seu discurso principal. “Pense no enorme potencial que isso representa para os criadores. Não importa onde você esteja em sua própria jornada criativa em música, podcasts ou audiolivros. O potencial de atingir meio bilhão de pessoas. E esse alcance está prestes a se tornar mais poderoso com o que apresentamos hoje.”

LEIA MAIS SOBRE SPOTIFY

Acompanhe a gente também no Youtube no Instagram e no Tiktok! Tem conteúdos por lá todos os dias! Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉 Obrigada!!