Resenha: O Protegido – Saga Ciclo das Trevas – Oh Zotto!

          Após três mil anos, os terraítas voltam a dominar a Terra, trazendo consigo medo, destruição e carnificina. Poucos foram os humanos que viram um terraíta de perto e sobreviveram para contar a história, se não destroçado pelos dentes e garras das criaturas das trevas,  definhavam até a morte devido aos graves ferimentos.

A história se passa 318 anos Depois do Retorno, a humanidade não possui forças para lutar contra os terraítas, demônios elementais que surgem ao pôr do sol, o pouco que lhes resta é se proteger com símbolos antigos capazes de repelir a magia sombria que compõe os corpos dos demônios, as proteções. Há muitos anos os humanos, guiados pelo Salvador, lutaram e se defenderam dos terraítas, matando muitos e expulsando os demais da Terra e mandando todos de volta para as Profundas. Porém, após três mil anos de calmaria, a humanidade pareceu se esquecer da existência deles, não possuíam mais proteções em suas paredes ou mesmo se preocupavam em construir armas para combater os demônios elementais. A humanidade vivia a era da ciência, eles esqueceram o que era magia, mas isso estava para mudar.

Quando retornaram, os terraítas pareciam mais fortes e mais numerosos dos que jamais foram, as novas tecnologias da humanidade eram insignificantes diante de seres compostos de magia das trevas. A raça humana foi massacrada, as poucas fortalezas e vilarejos que ainda restavam se escondiam como ratos temendo as criaturas que surgiam ao primeiro sinal de escuridão.

Ciclo-das-Trevas-O-Protegido-capa-darkside-

A história gira em torno de três jovens, Leesha, Arlen e Rojer, que desde o nascimento são cercados pelos temores trazidos pelos demônios. Leesha, uma aprendiz de ervanária que busca nas ervas e plantas maneiras de tratar as feridas causadas pelos terraítas e de combater as criaturas sombrias; Arlen, um jovem que desde cedo mostrava ter aptidão para pintar proteções poderosas para repelir terraítas, mas que busca vingar sua mãe, morta pelos ferimentos causados por um terraíta; e Rojer que quando ainda tinha apenas três verões de idade tornou-se orfão de pai e mãe após o ataque de demônios de fogo, agora, como menestrel, seu papel é levar esperança aos povos para que sobrevivam cada dia mais, sem se renderem aos terraítas.

Com vidas tão distintas, os jovens jamais se encontraram, até que uma torrente de acontecimentos fez seus destinos se encontrarem. Todos determinados a combater os terraítas, cada um a sua maneira.

Com narrativa leve e fluída, o livro de Peter V Brett, publicado pela DarkSide, é uma ótima leitura para os fãs do estilo. Regada de magia, mistério e aventura, a história insere o leitor em um mundo fantástico, narrando os acontecimentos que transformaram os três jovens na grande esperança no combate aos terraítas. O ciclo continua…

“Antigamente, eles eram fortes. Na época do Salvador, derrotaram os demônios. Aquele tempo, se é que existiu, é um passado muito distante…” O ciclo continua…

Apesar de ambientado em uma sociedade comandada por homens, o livro retrata uma forte presença feminina. Mesmo em Krasia onde há um rígido sistema de castas e as mulheres não podem fazer nada que não seja aprovado por seus pais ou maridos, a figura de maior poder é uma mulher, uma ervanária. É bastante interessante a roupagem que o autor deu às mulheres de sua história. Mesmo com protagonista masculino, ele deixa clara a importância das mulheres nas diferentes sociedades, coisa pouco vista em outras obras do gênero. Falando em sociedades, o autor soube muito bem retratar um mundo bastante diversificado, no qual podemos ver claramente influências orientais e ocidentais nas culturas “pós-apocalípticas” mostradas durante a historia e conforme os personagens vão crescendo e se desenvolvendo.

É um livro o qual o final vale a pena ler, além da história, ainda há o capricho da Darkside em cada uma das páginas, com capa dura e fita para a marcação das páginas, o livro encanta leitores e admiradores da arte. A edição ainda inclui uma cartela com algumas das proteções utilizadas pelos personagens ao longo da história.

Ficha Técnica: Resenha: Jessica Marques O protegido (The Wanted Man) Autor: Peter V Brett Ano: 2015 Páginas: 512 Editora DarkSide Books