POSSO EXPLICAR: Conheça os experimentos feitos no talk show

Com o objetivo de mostrar que a ciência também pode ser um assunto divertido, ‘Posso Explicar‘ é uma produção da National Geographic Brasil e os seus 16 episódios já estão disponíveis no Disney+. Apresentado pela atriz e humorista Miá Mello, o talk-show conta com celebridades como convidados especiais e, com o apoio científico do professor Allan Rodrigues, desvenda os mistérios da ciência e da tecnologia, descomplicando a linguagem científica sem deixar de lado o humor, através de curiosidades e experimentos científicos.

Para te inspirar a assistir o programa, explicamos abaixo a ciência por trás de alguns experimentos mais impressionantes do Talk Show:

Nuvem de Nitrogênio

Para realizar o experimento do primeiro episódio com Fabio Porchat, foram usados 30 litros de nitrogênio líquido e a experiência chegou a uma temperatura de -196,4ºC abaixo de zero. O nitrogênio misturado com 10 litros de água quente a 70ºC, faz o nitrogênio evaporar rapidamente e gerar aproximadamente 20 mil litros de gás nitrogênio. A reação de expansão é tão rápida que produz o som de uma explosão e, durante o processo de evaporação. O ar em volta do experimento é refrigerado, condensando o vapor da água e criando uma grande nuvem.

Obs: Dois pisos inteiros do estúdio foram congelados e tiveram que ser substituídos durante os ensaios, após o experimento.

 

Pasta de Dente de Elefante

Esse é o experimento do episódio 16 com a Thaynara OG, que foi o último a ser gravado já que geraria uma bagunça no estúdio. Foram usados 3 litros de peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada 200 volumes. A reação libera aproximadamente 600 litros de gás oxigênio e, misturado ao detergente, produz uma grande quantidade de espuma. Como a reação química é exotérmica – ou seja, libera calor – pode-se observar uma grande quantidade de fumaça durante o experimento e a mistura chega a 100ºC. Nos ensaios, 15 litros de água oxigenada foram consumidos até que a mistura chegasse ao ponto correto.

Explosão de bexigas

Para o episódio 14, com o cantor Projota, o experimento escolhido foi a Explosão de Bexigas. Aproximadamente 300 litros de gás hidrogênio foram colocados em 30 bexigas enfileiradas. O estouro da primeira bexiga se propaga causando sucessivas explosões. Com o calor gerado no experimento seria possível ferver cerca de 12 mil litros de água, já que o hidrogênio é o combustível com maior poder calorífico. Projota e Miá ficaram boquiabertos durante as gravações e, claro suando muito.

 

Explosão de bolinhas de pingue-pongue

Mais uma vez o nitrogênio líquido entra em cena. Dessa vez para o segundo episódio com a Sabrina Sato, quando uma garrafa pet é preenchida com 1 litro de nitrogênio líquido e fechada. A pressão dentro da garrafa aumenta e abre a garrafa, expelindo cerca de 700 litros de gás numa explosão que lança 3 mil bolinhas de pingue-pongue pelos ares. Até o final das gravações, foram encontradas bolinhas presas a iluminação do estúdio.

O Disney Plus é um serviço de streaming que oferece aos clientes uma diversificada coleção de conteúdos, com a facilidade de encontrar e assistir, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Então agora é só realizar sua assinatura aqui e aproveitar tudo que o mundo Disney tem a te oferecer!

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES