Escolha uma Página

MAMA RUUUU ARRASANY MUITO!

O Calendário Pirelli 2018, apresentado recentemente no Manhnattan Center, em Nova York, traz assinatura do renomado fotógrafo Tim Walker. Nesta 45ª. edição, produzida em Londres, o artista fez uma releitura em imagens, ao seu estilo, do clássico da literatura britânica “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.

Nas fotos, Walker utiliza cenários inusitados e padrões românticos típicos do seu trabalho mesclados com ilustrações históricas feitas por John Tenniel para a primeira edição de Alice, em 1865, por encomenda do próprio Carroll. No calendário, elas compõem 28 fotos, realizadas em sets ambientados para ser um novo País das Maravilhas. “A história de Alice foi contada tantas vezes, mas eu quis chegar à gênese do imaginário de Lewis Carroll para poder recontá-la desde o começo. Queria um enfoque inusitado e diferente”. Explicou Walker.

Na sua interpretação de ‘Alice no País das Maravilhas’ para o Calendário Pirelli, Walker fotografou 18 celebridades. Entre elas, modelos, atores, apresentadores, músicos e ativistas políticos. Nomes como o do rapper Sean “Diddy” Combs, da atriz  Queniano-mexicana Lupita Nyong’o, da famosa top model britânica Naomi Campbell, do ator RuPaul, da humorista norte-americana Whoopi Goldberg, entre outros, formaram o belíssimo elenco negro que estrelou os cliques do artista.

Walker teve como colaboradores na produção das fotos nomes à sua altura como o da britânica Shona Heath, na direção de arte e cenografia; e o do estilista Edward Enninful, natural de Gana, com carreira brilhante em Londres, inclusive é o atual comandante da Vogue britânica. Enninful criou os figurinos espetaculares para as fotos desta edição. Já Heath ficou responsável pela criação dos instalações e cenários deslumbrantes que ambientaram a narração criativa de Wlaker para o País das Maravilhas.

“É muito importante que a história da Alice seja contada para uma nova geração. As suas Aventuras no País das Maravilhas refletem o mundo no qual vivemos, os obstáculos com os quais nos deparamos, a ideia de celebrar a diversidade. Fui criado em Londres e muitas vezes mergulhei no mundo fantástico dos contos de fada e de mistério. Alice sempre foi um dos meus personagens favoritos. Sentia-me sempre ao seu lado durante a viagem através o País das Maravilhas, e todos os personagens
extraordinários daquele mundo tornaram-se meus amigos… bom, todos excluindo a terrível Rainha e seus carrascos. Hoje em dia, com uma Alice negra, as crianças de qualquer raça, desde pequenas, podem abraçar a ideia da diversidade e compreender que a beleza tem muitas cores diferentes.

Vivemos em um mundo culturalmente diversificado. Projetos como este extraordinário Calendário Pirelli demonstram que ainda existe esperança para uma realidade que, a cada dia, aparenta ser mais cínica”. Comentando Enninful sobre o calendário de 2018.

As imagens, bastidores, histórias e personagens do ensaio fotográfico do Calendário Pirelli 2018 podem ser vistas no site www.pirellicalendar.com.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: