O que é o CapCut e por que ele é o queridinho de influencers?

O CapCut Online é um app de sucesso entre os influencers, não só por ser gratuito como também por ser uma ferramenta muito fácil de ser utilizada, com uma interface intuitiva e muitos recursos para editar e customizar vídeos e fotos.

Foto de Karsten Winegeart na Unsplash

O CapCut Online é um app de sucesso entre os influencers, não só por ser gratuito como também por ser uma ferramenta muito fácil de ser utilizada, com uma interface intuitiva e muitos recursos para editar e customizar vídeos e fotos. 

Para termos uma ideia da sua popularidade, em 2022 foi o quinto app mais baixado do mundo com 357 milhões de downloads, segundo o site especializado Business of Apps.

O aplicativo CapCut Online está disponível para o Windows, Mac e Linux.  Basta entrar no site e começar a editar seus vídeos, podendo usar uma série de funcionalidades que são muito bem-vindas. Abaixo explicaremos em mais detalhes como dar os primeiros passos e explorar a ferramenta para catapultar a qualidade dos seus vídeos.

A INTERFACE

Para começar o processo de edição no CapCut Online, após fazer o seu registro o usuário deve clicar em “Novo projeto” ou “ShortCut”, para dar início à edição do vídeo. 

A primeira escolha é o tamanho do vídeo para editar de acordo. É possível escolher entre vários tamanhos, com os principais sendo 16:9 (tela horizontal, YouTube), 9:16 (tela vertical, Reels, Shorts e TikTok) ou 1:1 (tela quadrada).

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Em uma janela de visualização podemos movimentar a imagem, arrastar, usar o zoom e outras funções. Também em “Novo projeto” temos a possibilidade de importar vídeos ou fotos. 

O CapCut Online é muito simples de se utilizar, todo o processo pode ser visto antes de começar se baseando nos vídeos produzidos que se destinam a orientar os usuários no passo a passo. Eles estão na tutorial do app. 

Na tela principal da edição encontramos a janela “Filtros” basta escolher o filtro pretendido e aplicar e na janela “Efeitos” podemos utilizar os filtros interativos. 

Também está disponível no app uma ferramenta para remover fundo de vídeo, uma tarefa bem fácil que poderá ser feita com apenas um clique ou caso tenha interesse em cortar aquelas partes desinteressantes de seu vídeo utilize o corte de vídeo do CapCut Online.

Para realizar essa tarefa, importe o vídeo desejado e clique em cima do mesmo. Um quadro branco será exibido, então clique na borda branca e arraste até o ponto que pretende cortar. Com os frames marcados clique em “Excluir” e eles serão eliminados.

FUNCIONALIDADES
Outra ferramenta do CapCut Online é a possibilidade de incluir trilhas sonoras nos vídeos, para isso devemos clicar no botão “Áudio” e a seguir escolher dentre as 4 opções existentes:

  • Sons: se pretender adicionar músicas da biblioteca do CapCut Online.
  • Efeitos: para incrementar a sonoplastia de seus vídeos (foto abaixo)
  • Extração: para extrair um áudio de algum vídeo gravado.
  • Locução: para narrar o vídeo diretamente no app.

A legenda automática é outro recurso do CapCut Online e que tem a capacidade de reconhecer o que está sendo falado no vídeo e transformar em texto. 

Para isso o procedimento é o seguinte:

Para adicionar uma legenda leve o ponteiro até o ponto que você pretende adicionar e em seguida clique em “Texto”. Você terá duas opções disponíveis, usar as legendas automáticas ou ainda adicionar texto que significa criar legendas manualmente.

É importante salientar que caso o usuário não consiga terminar a edição de seu vídeo poderá continuar posteriormente, pois os trabalhos estarão salvos na pasta de rascunhos.

Após a edição ter sido realizada escolha a melhor resolução entre 480p, 720p e 1080p e exporte seu vídeo para suas redes sociais que podem ser o TikTok, Instagram, Facebook ou WhatsApp. 

OUTRAS OPÇÕES

Um recurso bem interessante disponível no CapCut Online é a possibilidade de restaurar fotos antigas com a ferramenta de restauração que utiliza inteligência artificial. 

Dentre as opções é possível reparar a descoloração das fotos, arranhões e outros problemas tornando suas fotos como novas. 

Utilizando algoritmos super avançados podemos reviver os detalhes e recuperar as cores das suas fotos ou mesmo colorir as antigas fotos em preto e branco. 

Para realizar esse procedimento acesse “Ferramentas mágicas” e clique em “Colorizador de fotos”. Em seguida importe o arquivo de imagem que deseja colorir e realize o procedimento, sua foto será gerada de imediato.

O CapCut Online é um editor de vídeo que oferece ao usuário importantes recursos sem qualquer custo.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

POR QUE OS INFLUENCERS DEVEM ESCOLHER O CAPCUT?

A criação de conteúdos para redes sociais tomou proporções enormes nos últimos anos, inclusive com a popularização da palavra influencer.

Para os que focam mais em vídeo, a produção de conteúdo pode ser um grande desafio, já que as redes sociais pedem conteúdo diário e constante. 

Especificamente para este caso, o CapCut é ainda mais recomendado. Sua interface simplificada permite que qualquer um edite vídeos, sem precisar contratar um profissional ou então ficar horas aprendendo um programa.

Além de poupar tempo, o CapCut online também não exige uma máquina hipersofisticada, com enorme memória. Dá para editar rapidamente com grande qualidade e já observar o preview para não exportar um vídeo e descobrir que existe uma pequena falha que reinicia o processo.

Por último, a grande quantidade de efeitos, transições, filtros e a biblioteca de áudio, imagens e vídeos que podem ser utilizados dão profundidade à sua criação, melhorando sua qualidade e o envolvimento de quem assiste.

A MELHOR ESCOLHA

Portanto, o CapCut online consegue convencer em diversas frentes: é gratuito, fácil de usar, permite editar de forma prática, sem precisar de uma máquina, espaço no HD e uso excessivo de memória RAM e melhora a qualidade dos vídeos. Isso é tudo que os influencers mais querem.

Veja mais conteúdos do nosso canal do Youtube

Acompanhe também conteúdos diários em nossos canais do YoutubeInstagram e Tiktok

Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉