Escolha uma Página

Os jogos de RPG sempre fizeram sucesso entre o público geek. No entanto, nos últimos anos uma nova modalidade vem ganhando ainda mais adeptos: o Live Action Role Playing (LARP). Como o próprio nome indica, trata-se de uma experiência teatral e imersiva à qual os participantes se submetem livremente; e que é realizada em tempo real, seguindo uma temática sugerida.

Essa é a premissa do Instituto Flamel, uma instituição de ensino superior para Alquimistas, Boticários e Peritos Forenses do mundo bruxo brasileiro. A universidade abriu suas portas no começo de Fevereiro com uma imersão especial para 300 alunos no Tauá Grande Hotel Thermas, um complexo de 33 mil metros quadrados localizado em Araxá, Minas Gerais.

Durante quatro dias, os participantes viveram, literalmente, como alunos bruxos do Instituto Flamel. Foram mais de 72 horas ininterruptas de programação, incluindo 10 horas de aulas (com direito a uniforme, livros e trabalhos para apresentar); campeonatos de argobol (esporte com vassouras criado para esse universo), canoagem e arquearia; atividades e festas com o Grêmio Estudantil e a Associação Atlética Sulfurosa; além de um baile de formatura. Isso sem falar na terrível batalha final, que movimentou o mundo bruxo, e deixou muitas perguntas no ar sobre a história.

A imersão foi pensada e realizada pela autora brasileira Vanessa Godoy. Criadora do universo bruxo brasileiro, Vanessa deu início a esse trabalho em 2015 com a abertura da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB). Em sua primeira edição, a EMB reuniu 320 alunos para 24 horas de imersão no Rio Grande do Sul. 

O sucesso do projeto foi tão grande que no ano seguinte, a escola mudou de endereço, passando a ocupar uma área de 8 mil metros quadrados no Castelo Nacional Inn, em Campos do Jordão. O castelo, localizado no alto da montanha da cidade mais bucólica do estado de São Paulo, se tornou ambientação fixa para as histórias da autora.

De lá para cá, mais de 2000 alunos passaram pela EMB. Só em 2021, a escola realizou quatro imersões, com 492 alunos, 37 atores em cena, 68 horas de imersão ininterruptas por evento, mais de 32 horas de aulas diversas criadas exclusivamente para a grade da escola, campeonatos de argobol e bailes de formatura. Além de uma edição super exclusiva de Halloween com programação especial, apresentação do circo mágico de Atroz, olimpíadas druidas, “gostosuras ou travessuras” e muito mais.

Os números não param por aí: desde 2015, já foram investidos mais de R$ 5 milhões no desenvolvimento e na expansão do projeto que levou, em 2019, à criação do Universo Bruxo Brasileiro, batizado de Bàdiu. Com o lema “Um povo. Uma Nação. Um Destino.”, o Bàdiu apresentou uma história viva a esse mundo, possibilitando a expansão da EMB para universidades especializadas em magia e bruxaria (como o Instituto Flamel), cidades em todo o território nacional, hábitos culturais, ordem e jurisdição própria e mais fãs apaixonados.

Entre os outros projetos que fazem parte do Bàdiu está o lançamento de seu primeiro livro, em 2018: “A Brigada dos Amaldiçoados”, pela editora Universo da Literatura, que traz uma história ambientada na própria EMB.

“Eu quero que o Bàdiu seja cada dia mais real e mais palpável. Que as pessoas se sintam menos espectadores e mais integrantes desse vasto universo bruxo que estamos criando. Quero formar cidadãos”, explica Vanessa Godoy, criadora do universo bruxo brasileiro, Bàdiu, e autora do livro “Brigada dos Amaldiçoados”.

Para 2022, ainda há planos de lançar, durante a Bienal do livro de São Paulo,  o segundo livro do universo: “Estrelas do Amanhã”, também pela editora Universo da Literatura; e estão previstas três imersões da EMB, em Campos do Jordão. A previsão é de que em 2022, o Bàdiu receba mais de 400 novos alunos nas imersões e que em 2023, esse número ultrapasse a marca de mais de 1000 participantes.

E os planos seguem à frente: em Fevereiro de 2023 está confirmada a segunda edição do Instituto Flamel em Araxá, Minas Gerais. Será que vamos finalmente saber o que aconteceu após a batalha final?

Quer conhecer mais sobre o universo? 

ESCOLA DE MAGIA E BRUXARIA 

INSTITUTO FLAMEL

Para mais informações sobre as imersões, entrevistas com a autora e novas pautas: cris@escolademagiaebruxaria.com.br

LEIA MAIS SOBRE EVENTOS