Escolha uma Página

TÍTULO: MISTER

AUTOR: E L James

EDITORA: Intrínseca

PÁGINAS: 432

ANO: 2019

GÊNERO: Romance

COMPRE O LIVRO AQUI

SINOPSE

 Maxim Trevelyan é inglês, bonito, rico, nunca precisou trabalhar e quase nunca dorme sozinho. Essa vida fácil muda quando uma tragédia acontece e Maxim herda um título de nobreza, as propriedades da família e toda a responsabilidade que vem com isso. É um papel para o qual ele não está preparado, e que agora deve se esforçar para desempenhar.

Mas o maior desafio de Maxim vai ser lutar contra a atração por uma jovem enigmática que conheceu recentemente e que guarda um segredo do passado. Discreta, Alessia é misteriosa e sedutora, e logo o desejo de Maxim por ela se transforma em algo que ele nunca experimentou e não ousa nomear. Mas, afinal, quem é Alessia Demachi? O que ela esconde? Maxim será capaz de protegê-la do mal que a ameaça? E o que ela fará quando souber que ele também tem seus segredos?

E L James ganhou o público em 2011 com o lançamento de Cinquenta Tons de Cinza. O primeiro volume da trilogia de romance erótico explodiu em livrarias ao redor do mundo, com fãs ansiosos pelo próximo capítulo. Embora o estilo já existisse há tempos, a trilogia de E L James foi o ponta pé inicial para uma série de história similares. A mistura entre o romance e o erótico tomou conta de prateleiras e não demorou muito para chegar aos cinemas. Jamie Dornan e Dakota Johnson tornaram-se, respectivamente, Christian Grey e Anastasia Steele, protagonistas de E L James. Oito anos depois, a autora retorna com Mister, seu mais novo lançamento.

Como já descrito na sinopse, o protagonista da vez recebe o nome de Maxim Trevelyan. Se você tiver lido a trilogia Cinquenta Tons com afinco, irá reconhecer o sobrenome. Grace Trevelyan Grey é o nome da mãe de Christian, mas não sabemos até que ponto isso vai significar na história. Vindo da mesma autora, é provável que não seja uma mera coincidência, mas teremos de esperar para ver.

MISTER

Maxim é um protagonista muito parecido com Christian. Acostumado a sempre ter tudo que quis, o jovem milionário nunca se apaixonou e/ou foi apegado a alguém. Sua única preocupação sempre foi a mulher com quem dormiria de noite, variando dia após dia. Após uma tragédia na família, o mundo de Maxim vira de cabeça para baixo. Ele passa a ter propriedades, um título de nobreza e todas as responsabilidades, por consequência.

Alessia Demachi tem 23 anos e nasceu na Albânia, no leste europeu. Vivendo em uma família tradicional e com pensamentos arcaicos, ela foge para a Inglaterra. O que não esperava, porém, era que o trabalho de faxineira que aceitou seria em um verdadeiro palácio. O apartamento gigantesco de Maxim é diferente de tudo o que ela já viu. Mas não são os móveis caros ou as inúmeras camisinhas que encontra no lixo que a surpreendem. Ao encontrar Trevelyan pela primeira vez, o mundo de Alessia vira ao contrário.

O LIVRO

As semelhanças com a trilogia Cinquenta Tons vão muito além do sobrenome do protagonista. Infelizmente, após terminar Mister, tive a sensação de estar lendo tudo novamente, apenas com um novo personagem. O livro não é ruim e consegue prender a atenção do leitor desde as primeiras páginas, afinal, E L James sabe como nos manter atentos. Entretanto, todos que leram seus primeiros trabalhos irão entender as semelhanças excessivas. É uma pena, pois a trama tinha todo o potencial de seguir sozinha, sem usar o sucesso de Cinquenta Tons como muleta.

Os Personagens 

Desde os primeiros capítulos já era possível imaginar como seria o final. Deixando um gancho para um futuro segundo volume, Mister entrega um desfecho previsível. O auge da trama é o desenvolvimento de seus personagens, principalmente o de Alessia. Maxim não nos mostra nenhuma surpresa, pois como já mencionamos, ele quase uma cópia de Christian. Tire o lado sádico e adicione um título de nobreza e pronto, temos a mesma pessoa.

Alessia tem uma história pesada e complexa na Albânia, e o livro inicia a abordagem disso. Esperamos que a história não caia em um Conto de Fadas e entregue Maxim como um salvador. O tema da vida da protagonista é importante e muito necessário de ser falado nos dias de hoje. Há algo maior que um simples romance e a salvação da nova saga por vir por aí. Por fim, Mister se passa de forma rápida, mas cansativa, visto que já lemos tudo aquilo anteriormente.