Talvez agora, tenhamos um vislumbre fidedígno do planeta vermelho! Isso porque, quando a missão Martian Moons eXploration da agência japonesa JAXA começar seu caminho rumo à Marte em 2024, dentro da nave terão câmeras criadas especialmente para capturar imagens das duas luas do planeta intituladas, Deimos e Fobos.

A colaboração será entre a Japan Broadcasting Corporation e a JAXA e se utilizará de duas câmeras. Uma de definição 4K e outra, chamada de “Super Hi-Vision Camera” cuja resolução é de 8K.

As imagens serão transmitidas para todo o planeta. Os dados da imagem original serão armazenados em um dispositivo de gravação na nave, que que tem retorno previsto para julho de 2029.

Mas a missão não irá somente fotografar as luas, mas também tem como objetivo coletar frafmentos do solo de Fobos, além de sobrevoar Deimos. E obviamente analisar as variações climáticas do planeta.

Espera-se que a missão forneça dados suficientes para determinar se as duas luas são asteroides capturados pela gravidade de Marte ou se originaram do choque entre um corpo maior com a superfície do planeta.

Por aqui, já esperamos que dê tudo certo. E vocês, também amam saber mais sobre os planetas como nós?