MEU AMIGO ENZO | Um dos filmes mais bonitos de 2019!

SAUDADES.

A fórmula para filmes de cachorro sempre foi a mesma receita de bolo. Diferente de filmes previsíveis, em que o óbvio atrapalha a produção, basta colocar um cãozinho fofo e tudo se resolve. Choramos sem reclamar, de soluçar dentro do cinema. A base se repete e não reclamamos. O cachorro é apresentado, enaltecido e nos apaixonamos em questão de segundos. A vida do dono passa, assim como os poucos anos em que o bichinho fica vivo. Ao final, tudo o que queremos é ir para casa abraçar nosso melhor amigo. Meu Amigo Enzo não é diferente, mas um toque de originalide o torna especial em meio a todos os outros. 

O filme é trágico, daqueles que levam facilmente toda uma caixa de lenços. Após quase duas horas, nos encontramos devastados e arrasados, mas com o coração aquecido. Meu Amigo Enzo (The Art of Racing in the Rain, em inglês) é uma daquelas produções gostosas de ver em um dia de chuva, ou na Sessão da Tarde. Sem grandes plot twists, cenas de ação ou momentos épicos, o filme se constrói de forma orgânica e sincera. Um grande acerto do diretor Simon Curtis, sem dúvida. 

A História

Uma grande característica de filmes de cachorro é o narrador que geralmente o dubla. No filme, a voz grossa e pacífica que narra Enzo contrasta com a voz enganiçada que geralmente usamos com nossos bichos. E que geralmente também respondemos nossas próprias perguntas. No longa, o golden retriever é dublado por ninguém menos do que Kevin Costner. 

Enzo é comprado por Denny (Milo Ventimiglia) ainda filhote. Mesmo quetrabalhe em uma oficina, sua grande paixão é a profissão de piloto. Embora não consiga lucrar muito no começo, o rapaz é apaixonado por velocidade. Ele é um piloto experiente em corridas na chuva, razão pelo título em inglês do filme. O contato da roda com a pista é o grande amor de sua vida, sentimento esse que é passado para o cachorro. Enzo descreve os sentimentos que surgem ao passo que corre com seu melhor amigo, dentro e fora das pistas. Eles seguem inseparáveis, afinal, Meu Amigo Enzo fala principalmente sobre amizade.

O sonho do cachorro sofre uma grande reviravolta quando Denny conhece Eve (Amanda Seyfried). A dupla se transforma em um trio, e não demora para virar um quarteto. A família sofre todo o tipo de provação para ficar junta, o que Enzo nos narra em detalhes. Ter o ponto de vista do animal é fundamental para entender o filme. 

Meu Amigo Enzo

É provável que este tenha sido um dos filmes mais bonitos do ano. Embora traga a velha forma batida de filmes de cachorro, o desenvolvimento da família como história paralela é o detalhe que o filme precisava. Choramos diversas vezes, mas nem sempre por tragédias. O longa nos traz cenários belíssimos, além de cenas verdadeiramente profundas. Sabemos o que vai acontecer com Enzo desde o início, mas muito acontece no desenvolver do filme. Acompanhamos todos os minutos de vida do cachorro ao lado de Denny, assim como a influência que um tem na vida do outro.

Meu Amigo Enzo é daqueles filmes que assistimos com um sorriso no rosto (e lágrimas nos olhos). A história se desenvolve de maneira natual e não cansa. Sabemos como termina, mas esperamos que o final não chegue.

O grande plot twist do filme, se é que podemos chamar assim, acontece no meio da trama. A partir dali o longa toma um rumo completamente inesperado. Embora trágico, hei de dizer que é o de mais especial em Meu Amigo Enzo. É o que torna diferente de todos os outros. É o que o impede de se tornar mais um filme de cachorro. 

O Elenco

Mesmo que o Golden Retriever seja a grande atração, o elenco humano é fundamental para o resultado positivo. Milo Ventimiglia nos emociona em todos os episódios de This Is Us, e aqui não é diferente. Sua relação com Enzo é tão verdadeira e pura, que o público sente a empatia do personagem desde os primeiros minutos. Suas alegrias, suas tristezas e angústias transparecem da tela e são refletidas nas – muitas – lágrimas. 

Amanda Seyfried traz o toque singelo e delicado para a vida tumultuada de Denny. Ela é o alívio que o roteiro denso precisa, pelo menos até certo ponto do filme. Já a vimos protagonizar outras produções em que muito lhe foi exigido, o que aqui não acontece. Mesmo assim, Seyfried é a Eve que o filme precisa. 

Outros nomes ajudam a compor o elenco secundário da trama. Martin Donovan e Kathy Baker interpretam os pais de Eve; Ryan Kiera Armstrong vive a pequena Zoe; McKinley Belcher III dá vida ao advogado de Denny, Mark Finn; Ian Lake é o melhor amigo do personagem de Milo, Mike.

Meu Amigo Enzo chegou aos cinemas no dia 08 de agosto. 

VEJA MAIS SOBRE FILMES