Escolha uma Página

É impossível pensar em WandaVision e não pensar em Dinastia M, a minissérie de quadrinhos onde tudo dá errado. Após uma fase terrível da Marvel nos quadrinhos, ocorreu Vingadores: A Queda, onde Tony Stark volta a ter problemas públicos com alcoolismo, a Mulher-Hulk entra em colapso, a sede dos Vingadores é destruída e aparentemente o Homem-Formiga é morto. E não é o único. Gavião Arqueiro, Thor e Visão também morrem e o grupo é completamente destruído. Nesse momento, Wanda cria uma realidade perfeita, em um estado emocional fragilizado, bem como seu psicológico. Ela acaba destruindo a raça mutante apenas dizendo “No More Mutants!” e um caos é instalado. 

O que muitos não contavam até então, era que uma outra possibilidade pode estar comandando a história e isso tem relação com Mephisto, o demônio da Marvel. Em 1986, com o lançamento da HQ Visão e a Feiticeira Escarlate: Na Terra dos Mortos, onde os Vingadores são convidados por Glamor e Ilusão para assistir a um show de mágica. Wanda está grávida e tenta entrar em contato com o espírito de Agatha Harkness, mas acaba sendo levada diretamente para o reino de Samhain. Lá ela passa a ser perseguida pelo espírito dos mortos, que querem usar a vida de seus filhos para conseguir abrir uma brecha entre os mundos e retornarem ao mundo dos vivos. No subúrbio que Wanda vive com Visão, todos ali parecem  não saber o que está acontecendo, estão apenas existindo quando o casal chega. Estariam todos mortos? 

A teoria

De acordo com Christiano Rantin, do site Legião dos Heróis, com exceção de Wanda, Monica e Agnes, todos ali estão mortos e apenas vivendo sua vida pós morte.  Eles sabem que não conseguem sair, mas a chegada de Wanda perturba sua calmaria, uma vez que ela chega como uma invasora. Na HQ mencionada, os mortos são controlados por Samhain, que busca usar Wanda e seus filhos para conseguir escapar.  WandaVision poderia seguir o rumo de Dinastia M, mas voltada para um lado mais sombrio da trama. 

Após o que aconteceu em Ultimato, Wanda estaria tentando trazer o Visão de volta a todo custo. Enquanto buscava, acabou encontrando uma fenda na realidade e se escondeu ali, acreditando que seria capaz de usar seus poderes para manipular tudo. É por isso que Wanda consegue ir e voltar para frente ou para o passado quando quiser, porque ela “tem” o controle da situação. Wanda é levada para esse lugar mágico por uma alguma força superior e acredita que consegue ser feliz ali, mas está sendo enganada para que não consiga escapar. O principal lema da cidade? Pelas Crianças! Não é preciso ir muito longe para saber o motivo pelo qual Wanda está presa ali dentro e de acordo com a teoria, ela também está sendo usada para alimentar algo ainda maior. 

Mephisto

Esse algo ainda maior seria ninguém menos do que a versão da Marvel de Satã, o demônio Mephisto. Seu nome apareceu pela primeira vez nessa nova fase quando o trailer de Loki foi divulgado e uma imagem de Mephisto é vista em um vitral ao fundo. Sabemos também que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura irá lidar com um grande vilão e ninguém melhor do que o próprio Diabo para isso. Vale lembrar que Elizabeth Olsen já foi confirmada no filme de Benedict Cumberbatch e a motivação para isso pode surgir com WandaVision. 

A história da Feiticeira Escarlate está entrelaçada com Mephisto, pois enquanto seguia sua busca pelo Visão, Wanda criou seus filhos usando partes da alma do demônio, gerando uma mistura entre a alma de Mephisto e os poderes de Wanda. No futuro, Pandemônio surge para pegar essas partes da alma de volta, que acabam sendo absorvidos por Mephisto e isso resulta na morte dos filhos de Wanda.  

De acordo com a teoria, a nova realidade seria uma prisão para Mephisto, controlada por Agnes, ou Agatha Harkness. Ela é a maior feiticeira dos quadrinhos da Marvel e também amiga pessoal de Wanda. Agatha seria a única capaz de manter Mephisto preso e consequentemente, o Multiverso tranquilo. Ao menos é o que ela pensava. 

Com o as consequências da passagem de Thanos pelo mundo e a morte da Anciã em Doutor Estranho, a Terra não estaria mais tão protegida de ameaças mágicas. Mephisto estaria conseguindo se libertar da prisão e a prova disso seriam as lembranças que tanto perturbam Wanda. 

Mas afinal, onde está Mephisto? 

De acordo com Chris, do Legião dos Heróis, Mephisto é ninguém menos do que o coelho de Agnes, o Sr. Scratch. Repare que ao assistir dublado, não há a tradução do nome do coelho para “Arranhos ou Coçada”, como deveria ser, Agnes permanece chamando-o de Sr Scratch. Nos quadrinhos, Mephisto já utilizou o nome Nick Scratch, pois de acordo com o livro The American Heritage Dictionary of the English Language, esse é um apelido para o Diabo bíblico. O nome vem de Skrat, termo folclórico para se referir a criaturas que conseguem criar várias formas, além de espalhar o caos.

E não para por aí. Existe um outro personagem na Marvel de nome Scratch, Nicholas Scratch, filho de Agatha Harkness. Ele é o líder da comunidade Nova Salem e tenta matar a própria mãe, acusando-a de traição. Em uma HQ, Nicholas é banido para uma dimensão conhecida como Reino Sombrio, onde sua mãe luta para mantê-lo preso e incapaz de fazer o mal. Agatha teria conseguido prender Mephisto em um corpo singelo e inofensivo, como o de um coelho. Ela passou a viver nessa dimensão, onde fica de olho no demônio o tempo todo. 

Ao conseguir usar suas amarras lentamente, Mephisto teria atraído Wanda para essa dimensão, o que traz um caos gigantesco para esse mundo. Wanda ainda não controla seus poderes e isso a deixa perturbada. Sua confusão estaria enfraquecendo os poderes de Agatha e Mephisto estaria conseguindo escapar. Algumas indicações no episódio mostram que o coelho pode mesmo ser o demônio, como o deboche de Agnes, dizendo que ele interpretou o bebê Jesus no passado. Ela afirma que o coelho gosta do palco e que é uma estrela e na primeira oportunidade que encontra, ele consegue escapar da cartola do Visão. Ainda, quando Dottie diz que o Diabo está nos detalhes, Agnes comenta que “esse não é o único lugar em que ele está”.

Pelas crianças

O lema do show de talentos chega a ser irônico, quando pensamos que não existe nenhuma criança na série. Ao final do episódio, após ouvirmos a frase mais de uma vez, Wanda aparece grávida e aparenta estar muito confusa em relação a isso, como se fosse algo que ela decidiu de forma inconsciente. Ela gerar duas vidas é algo que bagunça ainda mais aquele plano de Agatha, fortalecendo ainda mais a fuga de Mephisto. 

E então, a teoria faz sentido para você?

Assine o streaming do Disney Plus e ganhe 07 dias grátis na plataforma para assistir seus filmes e séries favoritas do universo Marvel, Star Wars, Pixar, Disney Animation e muito mais.