Foi ao ar ontem na HBO, o último episódio de Lovecraft Country. E mesmo repleto de emoção, deixou o textão de lado e entregou toda a magia que prometia desde o início.

Descobrimos a conexão de Leti e Tic com Hannah e os ‘Livros dos Nomes’.

Com o livro em mãos, Tic e Leti começam a recitar o feitiço para assim salvar Dee da maldição, e acabam desmaiando. Em seus subconscientes, são levados a um plano e é lá que eles aprendem a verdade sobre a magia dos ancestrais. E Novamente Lovecraft mostra o poder ancestral e força que isso tem ainda hoje na luta anti-racista.

Hannah explica, que ele não vai salvar somente um, ele irá salvar à todos. Eles são instruídos a lançar o feitiço de Hannah, que posteriormente os protegerá de Christina.

O episódio se desenvolve quase que na totalidade para a execução do plano, e a construção. Há toda uma redenção, entre Montrose e Tic; além de Tic com Ji-Ah.

Em paralelo, temos Dee precisando lidar com sua atrofia e a mágoa de ter sido abandonada por sua mãe Hyppólita; que agora a leva para conhecer muito do que viveu em suas viagens.

Leti e Ruby tem uma conversa sobre família; E logo em seguida ela vai confrontar Christina e elas acabam se beijando pela primeira vez sem estar na foram de William. E pensamos, nosso shipp está vivíssimo, não é mesmo?

Na cena seguinte, vemos todos reunidos, e pela primeira vez eles parecem felizes e confiantes, afinal o plano estava todo certo… Será?

Logo, descobrimos que Christina matou Ruby e assumiu seu corpo, pois descobriu que ela queria seu sangue para ajudar Tic. E logo após acharmos que Leti havia morrido também, nos deparamos com uma cena belíssima onde a força ancestral ficou evidente.

Leti recita os feitiços de Hannah, enquanto Atticus está morrendo na sua frente e nesse momento descobrimos que a magia agora está com os negros, e não mais no monopólio dos Braithwhites, empoderando os que sempre foram excluídos ao longo da história. A cena seguinte culmina  na morte da Christina, pela mão mecânica de Dee.

Ao longo dos episódios de ‘Lovecraft Country’ vimos uma série de retratações históricas, e no final vemos a construção Lovecraft prometida desde o episódio inicial. E se pararmos para pensar, em 10 episódios, o show nos ensinou muito mais do que aprendemos na sala de aula e pesando na balança, a produção cumpriu e muito o que prometeu.

‘Lovecraft Country’ nos dá um final esperado, previsível e com ganchos para para um possível 2º ano. Se queremos? Já estamos prontos!

Todos os episódios de Lovecraft Country estão disponíveis na HBO Go.