Escolha uma Página

Desde quando LA CASA DE PAPEL estreou, ela se tornou um fenômeno. E quem poderia imaginar, que uma história, contada na perspectiva de ladrões que realizariam um dos maiores assaltos à casa da moeda da Espanha, ganharia o mundo e daria voz a tantas minorias que só queriam ser ouvidas.

O macacão vermelho se tornou um ato de resistência, ao redor do planeta, se tornou um manifesto silencioso de pessoas que tinham muito a dizer. O que começou com uma série que criticava o sistema político espanhol, serviu de alerta para outros sistemas nos demais locais do globo.

A 5ª temporada, que chegou no último dia 03 na Netflix, trouxe para a primeira metade, [de maneira incrivelmente corajosa] o fim poético de um dos personagens mais icônicos, quiçá importantes, desde o momento zero da trama. Sim, estou falando de Tóquio.

No quinto episódio, Tóquio, se sacrifica, ao se ver cercada pelo exército. A mesma havia levado 5 tiros. Enquanto Denver tentava retira-la pelo elevador de carga, Rio furava o chão, e o exército tentava a todo custo furar a barreira que haviam criado. Tóquio lutou bravamente, após adentrarem a sala, é abatida com inúmeros tiros, lembrando muito o sacrifício de Berlin no início da série perde, mas não se rende, antes de levar todos consigo [inclusive Gandía, que havia matado Nairobi na temporada anterior], detonando várias granadas presas ao seu corpo.

Toda essa cena, que vem cercada de memórias da personagem e a catarse sobre a sua existência e das vidas que vivemos em uma única, ouve-se a canção ‘Grândola, Vila Morena’; e a história por trás da música, é definitivamente a cereja do bolo desta primeira parte do show.

Qual é o significado por trás da música?

‘Grândola, Vila Morena’ é uma importante canção portuguesa, composta por José  Afonso, foi a escolhida pelo Movimento das Forças Armadas, como segunda senha de sinalização a 25 de abril de 1974. Ficou para sempre imortalizada como um dos símbolos da ‘’Revolução dos Cravos’’, mas a sua origem é ainda desconhecida por muitos.

A melodia foi proibida pelo regime ditatorial de António de Oliveira Salazar, que governou Portugal desde 1926.

Em abril de 1974, os portugueses esperavam ouvir os dois sinais acordados pelo Movimento das Forças Armadas para dar início ao levante contra o regime. A primeira foi a canção “E depois do Adeus” de Paulo de Carvalho que soou na noite de 24 de abril através da Rádio Emissores Associados de Lisboa. Enquanto, na madrugada do dia 25 de abril, a Rádio Renascença, emissora católica portuguesa, tocava “Grândola, Vila Morena”.

Dado então, o segundo sinal, nas horas seguintes, a ditadura de Antonio de Oliveira Salazar ruiu. Desta forma, a canção tornou-se um símbolo da revolução e da democracia em Portugal.

E em LA CASA DE PAPEL…

Na versão de LCDP, os cantores Pablo Alborán e Cecilia Krull foram os responsáveis, o título “Grândola, Vila Morena” é acompanhado pela palavra ‘réquiem’. Essa é uma composição musical que é apresentada em oração pela morte, neste caso, Tóquio.

E se formos pensar em todo o contexto, a canção não soa somente como in memorian, mas também será o gatilho para o levante da resistência com ainda mais gana do que já estavam.

Tóquio era não somete a narradora da história, mas também a pessoa mais entregue ao plano, e quem fez com que todos estivessem ali, por uma segunda vez, para salvar Rio. Sua morte, soará como um gatilho não somente para os outros, mas também para Rio, a fim de provar que não foi em vão. Ao longo dos episódios, vimos uma Tóquio nostálgica, tentando compreender todos os meios que levaram àquele fim, e percebe que é possível amar e viver várias vidas em uma só, e essa mensagem, certamente será uma força para todos ali.

Já faz mais de 100 horas que a missão no Banco da Espanha começou. O grupo de assaltantes conseguiu resgatar Lisboa, mas não há motivos para comemorar — muito pelo contrário: o momento é de tensão e luto. O Professor foi capturado por Sierra e, pela primeira vez em sua vida, ele não tem um plano de fuga. Quando parecia que a situação não tinha como piorar, aparece um inimigo muito mais poderoso do que qualquer outro já enfrentado: o exército. O maior roubo da história está chegando ao fim — e aquilo que começou como um assalto está prestes a se transformar em guerra.

As 5 temporadas ateriores já estão disponíveis na NETFLIX. A parte 2 da 5ª chega em 03 de dezembro.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES