HISTÓRIA DE UM CASAMENTO | Vale a pena assistir?

No último dia 5 chegou à Netflix, História de um casamento” filme com Scarlett Johansson e Adam Driver sobre um casamento falido e toda “crueldade” que gira em torno de uma separação.

No início somos abraçados pelos protagonistas ao listarem o que mais amam em seus parceiros e tudo parece perfeito e que são perfeitos um para o outro (eu fui iludida), até nos darmos conta que tudo fazia parte de um exercício da terapia. O que se segue posteriormente é todo o drama que envolve a separação, sendo ainda mais dificultosa quando existe uma criança, extremamente amada, pelos pais.

Tendo o casal morado juntos em Nova York, onde Nicole estrelou as produções teatrais de Charlie nas quais ambos receberam elogios da crítica, ela está mudando para Los Angeles, onde um piloto de TV o aguarda. Charlie insiste que a mudança é temporária, mas cada vez mais o filho deles, Henry, parece ver a Califórnia como lar e isso torna tudo ainda pior.

O Título do longa nos remete a uma única história, mas o que vemos são duas versões a todo tempo (Afinal, uma história tem sempre duas versões). Mesmo por diversas vezes sendo mencionado que Charlie traiu Nicole (Que abriu mão de tudo para viver e prol da sua família), que para ele as promessas que havia feito eram somente conversas enquanto para ela significava muito mais, que além de ausente era egoísta e egocêntrico, ainda sim, ele é pintado, de vítima; dando a entender que Nicole é a grande vilã, usurpadora da relação.

A fotografia e montagem do filme, são impecáveis e nos dão a sensação de aprisionamento, que referencia não só a sensação que o casal se encontra, bem como o tão repetido “espaço” que as pessoas de Los Angeles insistem em afirmar existir.

Enquanto a discussão processual legal subscreve a narrativa, em termos gerais, a História do Casamento flui entre registros que variam de drama emocional sensível a tentativa se se ter um alívio cômico. E entre esse turbilhão temos Johansson e Driver, que abraçam e tomam pra si os defeitos e as falhas de seus personagens. No papel de coadjuvante, Laura Dern é excelente e em muitos momentos rouba a cena dos que estão a sua volta.

Inspirado na vida do próprio diretor, Noah Baumbach, História de casamento toca na ferida de muitos relacionamentos e ao mesmo tempo que emociona, também incomoda por tratar um tema tão real de maneira tão nua e crua; E faz jus as suas indicações as mais importantes premiações do cinema.

“As vezes o fim é o começo de uma história”

Já está disponível na Netflix

VEJA MAIS SOBRE NETFLIX