Diretor explica o final de ‘O que ficou para trás’

Quem assistiu ‘O que ficou para trás‘, filme original da Netflix, certamente ficou com uma pulga atrás da orelha com o final. Em conversa com o Collider no início do ano durante Festival de Cinema de Sundance de 2020, quando o filme foi lançado, o diretor Remi Weekes explicou a mensagem que queria passar com o final da produção.

Uma grande reviravolta em Sua Casa é a revelação de que Nyagak (Malaika Wakoli-Abigaba) não é filha de Bol (Sope Dirisu) e de Rial (Wunmi Mosaku). Bol a sequestrou no calor do momento para que ele e Rial pudessem embarcar em um ônibus e escapar da violência no Sudão do Sul. Ao tomar essa decisão e, em seguida, perder Nyagak durante a viagem angustiante para o Reino Unido, que essencialmente abriu a porta de sua nova casa para um macaco (ou bruxa noturna), uma entidade que exige que eles paguem sua dívida. Do que exatamente esse macaco é capaz?

“Acho que a verdadeira regra básica para o filme é que o que eles estavam vendo não poderia realmente machucar ninguém. Eram mais sentimentos visuais que queriam afetar as emoções do personagem e que qualquer tipo de violência que eles teriam que cometer.” – Explicou Weekes.

Então, isso significa que se Bol e Rial tivessem ignorado totalmente as assombrações, eles estariam completamente seguros? Em certo sentido, sim, mas eles ainda não estariam livres de traumas anteriores:

“Sim, e parte da história eram os perigos de ignorá-lo, que você pode tentar e ignorar o trauma, mas quanto mais você ignora, mais ele atinge você. É mais a dor invisível emocional da doença mental, que é o que eu acho que a criatura mais representou.”

No final, parece que alguma esperança foi restaurada por meio da força renovada de seu relacionamento e de como Bol aceitou suas ações. Não é mesmo? Então o diretor explica:

“Eu queria que fosse otimista. É difícil porque quando se fala em recuperação, entende-se que não acontece de uma vez. É um processo e leva tempo, mas acho que queríamos terminar no início desse processo, o início da recuperação.”

Depois de uma fuga angustiante do Sudão do Sul, arrasado pela guerra, um jovem casal de refugiados luta para se adaptar à nova vida em uma pequena cidade inglesa, onde uma força do mal está à espreita.

O filme já está disponível na Netflix.