Escolha uma Página

Querido Potterhead, 

Falar sobre esse documentário, Harry Potter: De Volta a Hogwarts, sem deixar o lado emocional de lado é praticamente impossível. Já se passaram 20 anos desde que conhecemos os rostinhos de Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint pela primeira vez. Já se passaram 20 anos desde que ouvimos o nome de Lord Voldemort e ficamos com medo do que poderia vir por trás do nome, algo bem diferente do rosto bonito e sorridente de Ralph Fiennes em sua entrevista. 

Falar sobre esse documentário, é também falar de Emma Watson e toda sua imponência como atriz, como ativista e como mulher. Durante a produção da HBO, ficamos sabendo que A Ordem da Fênix quase não contou com Hermione, pois Emma enfrentava problemas de solidão muito graves na época. Como dito por ela, Rupert Grint era próximo a Dan Radcliffe, mas ela sentia que não tinha ninguém. Ver a mulher maravilhosa que apresenta falas do especial é sentir um orgulho que só o fã de Harry Potter vai entender e pensar: “A Hermione realmente conseguiu“. 

Harry Potter: De Volta a Hogwarts vai abraçar seu coração em literalmente todos os momentos, reunindo muito mais do que apenas os mais jovens ou o trio de ouro. Não, aqui a família inteira está reunida, desde Rúbeo Hagrid à Lorde Voldemort e Bellatrix Lestrange. E por falar em nosso Guardião das Chaves de Hogwarts favorito, é provável que seja Robbie Coltrane quem mais te faça chorar. 

Falar desse especial, meu querido Potterhead, é descobrir informações que você sempre soube, mas também é ter segredos um tanto quanto bizarros revelados. Prepare a caneta e o lápis, pois as fanfics vão começar a surgir. 

Você sabia, por exemplo, que Daniel Radcliffe teve um crush em Helena Bonham Carter, mas nunca lhe contou? E que a atriz também já teve interesse em Dan, quando ele se tornou adulto? Um casalzão desses! E por falar em casal, a tão sonhada confirmação de que Dramione quase foi real também veio, mesmo com Tom Felton relutante. Emma confirmou ter sido apaixonada por Tom, mas infelizmente ele nunca lhe deu bola (Poxa Tom!) 

O especial de Harry Potter é antes de tudo, nostálgico. Guenta coração, pois a HBO Max nos levou de volta para casa. Os cenários usados nos filmes de anos atrás voltam a brilhar com o colorido do Natal e num passe de mágica somos levados a Plataforma 9 ¾, ao salão do Baile de Inverno, decorado e com dançarinos relembrando o momento, a Sala Comunal da Grifinória, a Sala de Poções e a tão inesquecível casa da família Weasley. Não estávamos prontos para ver todos de volta aos cenários que um dia já visitaram, mas agora mais velhos e com roupas diferentes de capas e varinhas na mão. 

O elenco do especial reúne os nomes de Daniel Radcliffe (Harry), Emma Watson (Hermione) e Rupert Grint (Ron), De Volta a Hogwarts conta com outros grandes nomes da saga, como Helena Bonham Carter (Bellatrix), Ralph Fiennes (Lord Voldemort), Jason Isaacs (Lucius Malfoy) e Gary Oldman (Sirius Black). Além disso, o especial também traz os nomes dos quatro diretores por trás dos oito filmes da franquia: Chris Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates. Enquanto relembramos através de conversas, é impossível não pensar nos que já foram. E é aí que a cereja do bolo da lágrima vem. 

Um especial em memória de nomes que já partiram, como o primeiro Dumbledore, Richard Harris, ou ainda o lendário professor Snape, vivido por Alan Rickman. Diferente de uma apresentação única, os nomes são intercalados com entrevistas de atores do elenco, falando um pouco sobre a experiência. Dan conversa com Gary Oldman sobre Alan Rickman e é impossível não derramar uma lágrima. Ele deveria estar ali. 

A narrativa aqui é marcada por capítulos, que acompanham a ordem cronológica dos filmes e trazem cenários correspondentes. Vamos avançando com o elenco e com a trama, tal qual fizemos com Harry Potter há alguns anos. A trilha sonora de John Williams coroa o cenário e leva o fã diretamente rumo ao Expresso de Hogwarts, com uma vontade de dar um abraço em cada um que aparece na tela e dizer apenas: obrigado. 

Harry Potter: De Volta à Hogwarts está disponível na HBO Max. 

LEIA MAIS SOBRE FILMES