O que foram as Guerras Secretas dos quadrinhos da Marvel?

O conceito do Multiverso vem circulando entre os fãs da Marvel desde que o estúdio anunciou sua fase 4 em 2019. Até então, só o que sabíamos dizia respeito ao título do segundo filme de Doutor Estranho, mas o primeiro episódio de Loki trouxe algumas respostas.

Como já sabíamos, a TVA foi uma agência criada pelos Timekeepers para impedir uma catástrofe na linha do tempo. Descobrimos na série que o surgimento da TVA se deu após a Guerra do Multiverso, algo que pode funcionar aqui como um paralelo com as Guerras Secretas. Em um vídeo animado narrado por Miss Minute, a Marvel explica de forma didática como tudo aconteceu. Embora nunca tenham sido abordadas no MCU, as Guerras Secretas têm uma grande participação nos quadrinhos. Com a confirmação da fase 5, a possibilidade de um grande conflito nos cinemas é enorme.

Guerras Secretas

Nos quadrinhos, as Guerras Secretas são um crossover produzido pela Marvel Comics nos anos 1980. É considerada por muitos como a primeira grande saga das revistas, mas que fique claro que não foi o primeiro crossover. A série foi criada po Jim Shooter e inicialmente surgiu pois a Mattel buscava lançar uma linha de brinquedos dos heróis. Entretanto, a empresa exigiu que fosse feita uma publicação que atingisse uma grande audiência, algo que os fãs sugeriram como um grande encontro de todos os heróis e vilões.

A guerras começam quando uma entidade chamada Beyonder organiza uma batalha e oferece como prêmio a realização de todos os seus desejos. Ao longo dos anos, foram 12 as partes que formaram a história, que contou com nomes como Homem-Aranha, os X-Men, Hulk, Doutor Destino, Lagarto, Ultron, Galactus e muitos outros. Para a guerra, Beyonder criou um planeta e fez com que todos os seres mais poderosos da Terra fossem levados para lá. 

Além do conflito em si, uma das consequências da série é o encontro entre o Homem-Aranha e o simbionte que usa seu uniforme negro. Após ganhar o traje que não rasga, Peter resolve trazer o uniforme a Terra e o que temos no futuro é a criação de Venom. 

Os personagens que compõe a saga são Capitão América, Capitã Marvel (Monica Rambeau), Gavião Arqueiro, Homem de Ferro (James Rhodes), Thor, Vespa, e a Mulher-Hulk; Os X-Men (Professor X, Noturno, Tempestade, Ciclope, Colosso, Wolverine, Vampira e Magneto) e o Quarteto Fantástico, porém apenas o Sr. Fantástico, Tocha-Humana e o Coisa. Os heróis ainda contava com o Homem-Aranha e o Hulk, que na época eram independentes. Já o lado dos vilões trouxe Galactus, Dr. Destino, Dr. Octopus, Lagarto, Homem-Absorvente, Kang, Homem-Molecular, Encantor, e a Gangue da Demolição. 

Beyonder era um ser interdimensional obcecado em observar os habitantes da Terra. Como ele era seu próprio universo, achava interessante como as pessoas criavam hábitos e culturas. As Guerras Secretas foram uma espécie de experimento, onde ele poderia analisar o significado de desejo e vontade. A guerra é vencida quando o Sr. Fantástico compreende o funcionamento do planeta e consegue teletransportar todos de volta para a casa.

Loki está disponível no Disney+

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES