GLOBOPLAY | Plataforma lança série de vídeos sobre coronavírus!

Faz quase três meses que ouvimos constantemente o nome coronavírus sendo vinculado nos veículos de mídia. No entanto, é preciso ter certeza das informações e de sua veracidade. Pensando nisso, o Globoplay, lançou em sua plataforma uma série de pequenos vídeos com especialístas da área da saúde e pesquisadores que respondem todas, ou quase todas as dúvidas da população acerca deste vírus que tem causado tanto caos e morte pelo mundo.

Coronavírus: o que são e qual o tempo de incubação deles?

É uma família de vírus comuns em animais, que tem a forma estrutural de um Coroa. Nesta família está o também conhecido SARS-COV-1. Tamanha sua semelhança com o SARS que ele foi batizado de SARS-COV-2. E popularmente chamado COVID-19, já que foi descoberto em 31/12/2019. Suspeita-se que o vírus seja de origem animal e que teria sofrido alguma mutação que acabou afetando os humanos.
O período de incubação, é o tempo que demora do contágio até a manifestação da doença. Esta tem variado de 4 à 6 (dias) em até 14 dias para haver algum tipo de manifestação, por isso os médicos estão usando esse período de 14 dias para “quarentena”.

 Coronavírus: quais as formas de contágio?

Uma das principais formas de contágio é através de tosse, espirro, gotículas de fala, evitar ficar muito próximo às pessoas, caso alguém tussa ou espirre na mão e em seguida nos toque. Evitar levar a mão aos olhos, nariz, ou boca. Evitar superfícies contaminadas. Se for inevitável, procure sempre higieniza-las (computadores, barra de transporte público, botões, maçanetas, celulares).

Coronavírus: quais os sintomas e quando devo procurar um médico?

Os principais sintomas são: febre cima de 38°C, tosse seca, falta de ar, dores no corpo. Em geral, os sintomas duram de 7 à 10 (dias) e em 80% dos casos o quadro costuma ser leve ou assintomático. Já nos casos mais graves, geralmente em pessoas que já possuem algum problema crônico pode afetar os pulmões, coração e Rins. O cuidado precisa ser redobrado com idosos e pessoas com diabetes, hipertensão, bronquite crônica, etc.
O médico deve ser procurado quando: se viajou para o exterior e tem febre e/ou mais um dos sintomas, outra situação é se no caso teve contato com alguém suspeito ou confirmado e tem algum dos sintomas.
Esses critérios levam em conta o atual estágio da Pandemia e podem mudar de acordo com a evolução dos casos.

Coronavírus: como lavar as mãos da forma ideal?

A higienização correta das mãos dura em torno de 40 à 60 segundos. É necessário molhar bem as mãos, passar sabão na palma e no dorso das mãos, esfregar bem tanto a palma, quanto o dorso e as unhas, nãos esquecendo do polegar, posteriormente o pulso também precisa ser higienizado. O enxágue precisa ser das pontas dos dedos para baixo. A torneira deve ser fechada com o cotovelo ou com um papel toalha.

Coronavírus: como tossir e espirrar da forma correta?

A melhor forma é utilizando um lenço de papel na boca formando uma concha ao redor da boca, impedindo a propagação do vírus. Caso não seja possível, utilize o antebraço.

Coronavírus: como e quando usar a máscara?

A máscara só é para ser usada por pessoas infectadas ou por pessoas que precisar ter contato com pessoas infectadas, além de profissionais da área da saúde. Não existe nenhuma evidência científica que comprove que utilizar máscara irá evitar o contágio.

Coronavírus: como é feito o diagnóstico?

Através de coleta de material do nariz e da garganta do paciente com a utilização de cotonete. Esse material é mandado para a análise e o paciente permanece em domicílio aguardando o resultado. Se positivo ele recebe os equipamentos de proteção individual e é posto em “isolamento”. O resultado do exame sai em até 4 dias.

Coronavírus: há remédios e vacinas? Qual o tratamento?

Ainda não há nenhum remédio ou vacina contra o coronavírus. Já existem pesquisas no entanto, o prazo para que exista algo consistente é de no mínimo 4 a 6 meses.

 É importante que busquemos sempre respostas nas fontes confiáveis, como Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde):

Acesse aqui o site da OMS | Acesse aqui o site do Ministério da Saúde sobre Coronavírus

Confira aqui algumas perguntas e respostas sobre o coronavírus, isso pode te ajudar a compreender melhor o que está acontecendo, fugindo das fake news.

As mortes por coronavírus agora superam os 4.300, com mais de 120.000 casos confirmados em todo o mundo.

Enquanto isso, cabe a nós tomarmos as precauções. Evitem aglomerações, lavem as mãos constantemente e usem álcool em gel e bebam muita água!

LEIA MAIS SOBRE CORONAVÍRUS