Escolha uma Página

A terceira temporada de The Umbrella academy já está entre nós e adivinha? Fim do mundo de novo!

Desta vez, nossos problemáticos Umbrellas tiveram que lutar contra um faminto Kugelblitz que ameaçava devorar toda a realidade, enquanto também enfrentavam uma nova equipe de adotados treinados em Hargreeves chamada Sparrow Academy.

Sério, eu não sei se rio ou se choro ao ver essa mesma narrativa por mais 10 episódios. Só que diferente das temporadas anteriores, e acredito eu que muito por conta da pandemia, a trama foi arrastada e o sentimento foi de estar andando em círculos, onde todos os caminhos levariam para o mesmo ponto. Obviamente, temos novamente o cinco brilhando, vemos as cenas musicais que amamos e a atmosfera NonSense que só Umbrella sabe fazer, mas quando comparada, o sentimento é de que não agregou em nada ao que nos foi apresentado antes.

Contudo algumas surpresas tornaram a nova leva de episódios de Umbrella interessante a sua maneira e aqui decidi trazer a minha leitura do final e o que ele pode significar, caso a Netflix decida fazer uma quarta temporada.

Breve recap dos eventos da terceira temporada (COM SPOILERS)

A temporada começa onde a última terminou, eles retornam ao seu lar e se deparam com Reginald vivo e com uma nova equipe, a Sparrow Academy. É explicado que depois que Reginald é confrontado por eles em Dallas, ele decide não adotá-los escolhendo então outras crianças. Os Umbrella descobrem que suas mães, na verdade morreram antes mesmo deles nascerem, ou seja, eles não existem naquela linha do tempo. E diferente do que pensavam, elas foram mortas acidentalmente por Harlan um menino que recebeu habilidades de Viktor (antes Vanya) na década de 1960 também. Isso cria um paradoxo do avô que, por sua vez, cria uma perigosa bola de energia chamada Kugelblitz, que passa toda a série comendo pessoas, animais e coisas antes de consumir todo o universo até o final da série. Umbrella e Sparrow se unem então e seguem Reginald no Hotel Oblivion, uma estranha versão paralela do Hotel Obsidian usado como residência pelos irmãos Hargreeves nesta série.

Antes disso, Luther e Sloane acabam se apaixonando no melhor estilo Romeu e Julieta e se casando dias antes do fim do mundo. Parafraseando Reginald, mortes e casamento aproximam pessoas e como o casamento de Luther não mudou a ideia dos grupos em apoiar Reginald, ele então matou Luther que acabou os convencendo, e logo em seguida matou Klaus também (esse com seu poder de ressurreição já aperfeiçoado).

Reginald garante que tem um plano para salvar o mundo e desfazer os danos e tudo o que eles [os que restaram de cada grupo] têm a fazer é enfrentar os misteriosos Guardiões dentro do hotel e tocar sete sinos.

Reginald revela que o Hotel Oblivion não é um edifício, é na verdade uma máquina usada para construir o universo – e usando o poder de seus filhos [que ele não se importa que vivam ou morram] e a estranha energia que lhes deu suas habilidades, ele é capaz de ligá-la e reprogramá-la, recriando o mundo destruído.

Desesperada por seus irmãos estarem morrendo no processo [que inclusive ela havia acordado com seu ex-pai, Allison mata Reginald para detê-lo.

Ainda assim, movida pelo seu egoísmo, Allison ainda decide apertar o grande botão vermelho para ativar a maquina de Reginald.

Agora o final…

A cena corta para Allison chegando na sua antiga residência e encontrando sua filha dormindo, e pasmem seu marido dos anos 60 agora está presente e é o pai de Claire.

Os demais membros da Umbrella, estão juntos novamente incluindo Ben e saem de uma espécie de elevador, para se deparar com um memorial chamado ‘Parque Memorial Obsidian’, inaugurado em 1º de outubro de 1989.

Eles percebem que Reginald conseguiu, ele resetou o mundo… Mas agora, eles não possuem mais poderes. Enquanto alguns comemoram, outros ficam confusos e partem em busca de respostas.

Em outro plano vemos Reginald observando a cidade do alto de um arranha céu com sua esposa, que vimos morrer na primeira temporada em um flashback.

A cena pós crédito

Na cena vemos um metro, e Ben está sentado vivendo sua vida. De óculos, terno e lendo um livro, ele sorri ao ouvir o anúncio do trem.

O que o final e a cena pós crédito pode significar para o futuro de Umbrella Academy?

Vamos em partes, porque muitos caminhos podem ser seguidos. A Netflix pode não renovar e esse ser o final, assim ficaria em aberto mesmo para que o espectador tire suas conclusões.

ou, e esse é o caminho que acredito que possa ser seguido…

Reginald desde o início manipulou ambos os grupos, seja para que o odiassem seja para que confiassem nele. Este mundo foi criado para ele e por ele, para que seja exatamente como ele sempre quis, já que ele sempre desejou estar com sua mulher. Não credito que existam grupos de super heróis, mas todos, sejam os Sparrow, como os Umbrella fazem parte daquele lugar. A prova disso, é o Ben vivendo bem na cena pós créditos.

Agora sem poderes, os Umbrella, mais especificadamente o Cinco vai tentar achar uma solução e é aí que creio que a Handler entrará de novo na jogada.

Na terceira temporada, vimos o Cinco velho avisando o Cinco novo que ele precisa deixar o fim do mundo acontecer, o que ele não fez.

Ao meu ver, a quarta temporada -se confirmada- pode ser a última, e nesta, voltaremos aos eventos da primeira temporada e agora, o fim do mundo acontecerá e este pode ser o fim de Umbrella.

Me conta ai, o que você acha que vai acontecer?

Nesta temporada, após um desvio para 1963 na segunda temporada, a Umbrella Academy retorna à sua própria linha do tempo apenas para perceber que a linha do tempo foi alterada e eles devem enfrentar a Sparrow Academy. Inteligentes, estilosos e tão quentes quanto um mar de icebergs, os Pardais imediatamente colidem com os Guarda-chuvas em um confronto violento que acaba sendo a menor das preocupações de todos. Superando desafios, perdas e surpresas próprias – e lidando com uma entidade destrutiva não identificada causando estragos no Universo (algo que eles podem ter causado) – agora tudo o que eles precisam fazer é convencer a nova e possivelmente melhor família de papai a ajudá-los a consertar o que sua chegada fez de errado. Eles encontrarão um caminho de volta para suas vidas pré-apocalípticas? Ou este novo mundo está prestes a revelar mais do que apenas um soluço na linha do tempo?

Não perca a terceira temporada de Umbrella Academy, amanhã, 22 de junho, na Netflix!

Umbrella Academy Volume 1: Suíte do Apocalipse – aqui
Umbrella Academy Volume 2: Dallas – aqui
Umbrella Academy Volume 3: Hotel Oblivion – aqui

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES