Escolha uma Página

SESSÃO NOSTALGIA COM RESPONSABILIDADE!

A Sessão da Tarde foi responsável por nossos dias serem tão divertidos e alguns dos filmes acabaram se tornando nossos queridinhos. Porém apesar desses filmes nos fazer rir e chorar com suas histórias, eles também trazem alguns temas sérios como preconceitos, por exemplo. Mesmo com a trama aparentemente boba, esses filmes nos ensinam alguns lições como, por exemplo,  não julgar os outros e outras coisas bem importantes.

Me conta nos comentários no final do post se você já conferiu algum filme da lista e se curtiu – adoramos saber o que você achou deles!

A GAROTA DE ROSA SHOCKING (1986)

Quando a jovem Andie é convidada por um dos estudantes mais ricos e populares da escola para sair e os dois iniciam um romance, ela se vê oprimida pelos melhores amigos do rapaz. O casal então precisa enfrentar as barreiras de um relacionamento marcado pelas diferenças sociais. A questão da classe social é um tema recorrente em vários filmes e é claro que sabemos o que o amor não vê cor e muito menos a conta bancaria.

NUNCA FUI BEIJADA (1999)

Neste filme, a jornalista Josie, de 25 anos, se infiltra numa escola de ensino médio para tentar escrever uma grande matéria sobre a vida dos adolescentes. Essa façanha é bem discutível e para completar um dos professores da garota se apaixona por ela, acreditando que a jornalista ainda tem 17 anos. Um dos problemas centrais que o filme abora é o bullying que Josie sofre por falta de aceitação e por isso tenta o tempo todo se encaixar com pessoas “populares”.

LEGALMENTE LOIRA (2001)

Elle Woods namora o mais bonito garoto de seu colégio, com quem ela planeja se casar no futuro. Mas Warner, seu namorado, vai estudar Direito na Universidade de Harvard e acaba trocando Elle por outra garota. Totalmente decidida, Elle vai atrás do seu ex-namorado para tentar reatar seu namoro. O filme estereotipa a personagem pela sua beleza e pelo seu corpo mas ninguém consegue levar Elle à sério de verdade. Porém a personagem se mostra forte e inteligente e com isso vira uma grande advogada de respeito!

O AMOR É CEGO (2001)

Na trama, Hal (Jack Black) é hipnotizado e passa a ver as pessoas segundo sua beleza interior. Por isso, ao conhecer Rosemary, uma jovem com obesidade mórbida e muito gentil, ele começa a vê-la magra, com um corpo acima do padrão. O filme de comédia chama atenção para um tema crítico: a gordofobia. Primeiro, o protagonista não é magro; e segundo quem disse que é preciso ser magra para ser bonita? O preconceito é bem forte no filme, já que os amigos de Hal não estão hipnotizados, veem a garota como ela realmente é acabam caçoando dele.

MENINAS MALVADAS (2004)

O ícone dos anos 2000: Meninas Malvadas. Além de enfatizar os padrões de beleza e aceitação social, também reforça a antiga ideia de que mulheres são inimigas e devem concorrer entre si.

ELA É O CARA (2006)

Neste filme super-engraçado, uma das melhores jogadoras do time de futebol, Viola, não se conforma com a extinção do esporte em sua escola. Sua única chance de continuar jogando é assumir a vaga de seu irmão gêmeo no time dele e, como era de se esperar, arrumar muita confusão. No filme podemos perceber a desvalorização sobre meninas que adoram futebol ao mesmo tempo que o machismo em várias áreas é amplamente abordado.

Quais outros filmes que vocês assistiram que passam uma mensagem ou que falam sobre preconceitos? Deixem aqui nos comentários suas opiniões!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: