Escolha uma Página

Festival do Rio tá ai, e listamos aqui os filmes nacionais e internacionais com a temática política que está sendo exibido. Confira:

FILMES NACIONAIS

Quatro dias com Eduardo – São Paulo, eleições municipais de 2016. Saímos do Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar o último final de semana de campanha do ex-senador

TER (17/12) 15:15 Estação NET Rio 3

 

Partida – Diante do resultado da última eleição no Brasil, uma atriz decide candidatar-se ela mesma à presidência da república e juntar-se a uma trupe numa viagem apaixonada em defesa de uma utopia: tentar passar a virada do ano nos braços de sua maior inspiração política, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.

TER (17/12) 14:00 Instituto Moreira Salles

 Amazônia Sociedade Anônima – Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a floresta.

TER (17/12) 19:00 Kinoplex São Luiz 1

 Outubro – Faltando uma semana para a eleição presidencial de 2018, a atriz e escritora Maria Ribeiro decide registrar e investigar os últimos dias de um país dividido. Em conversas com amigos próximos e entrevistas que incluem a candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila e a psicanalista Maria Rita Kehl, o documentário faz um paralelo entre a crise do país e o fim de um casamento.

TER (17/12) 20:00 Estação NET Rio 3

QUA (18/12) 14:00 Instituto Moreira Salles

Amnestia – Uma remontagem sensível dos pedidos de desculpas emitidos pelas Caravanas da Anistia a todos que tiveram suas vidas afetadas pela ditadura civil-militar no país. A obra utiliza apenas material de arquivo e é narrada por Paulo Abrão, ex-Secretário Nacional de Justiça.

QUA (18/12) 17:00 Estação NET Rio 4

 Encarcerados – Filmagens em oito penitenciárias de São Paulo, Brasil, revelam a vida dos carcereiros. Uma viagem ao submundo do sistema prisional brasileiro, visto pelos olhos de heróis anônimos, vigiando os portões de um inferno que a sociedade prefere ignorar.

QUA (18/12) 17:00 Estação NET Rio 4

 Aos Nossos Filhos – Vera, uma ex-combatente da ditadura militar que viveu em diversos países da América do Sul, é mãe de Tânia, que, casada com outra mulher há quinze anos, está grávida do primeiro filho do casal. O filme aborda esse relacionamento.

TER (17/12) 19:00 Estação NET Gávea 3

TER (17/12) 19:00 Estação NET Gávea 5

QUA (18/12) 18:45 Roxy 1

QUA (18/12) 21:00 Reserva Cultural Niterói 1

 

FILMES INTERNACIONAIS

Os Miseráveis – Stéphane ingressou recentemente no Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris onde Victor Hugo hambientou seu famoso romance Os miseráveis. Ao lado de seus novos colegas, Chris e Gwada – ambos membros experientes da equipe – ele rapidamente descobre as tensões entre as gangues locais. Quando o trio se excede em uma abordagem durante uma perseguição, um drone captura o momento, ameaçando expor a realidade da vida cotidiana. Inspirado nas manifestações de 2005 em Paris, este é um retrato provocador das tensões entre a população e a polícia. Prêmio do Júri, Cannes 2019.

QUA (18/12) 21:30 Estação NET Botafogo 1

Uma Vida Oculta – Baseado em um episódio real, o filme do visionário escritor e diretor Terrence Malick é a história de um herói desconhecido, Franz Jägerstätter, que se recusou a lutar pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Quando o camponês austríaco se depara com a ameaça de execução por traição, sua fé inabalável e seu amor por sua esposa Fani e seus filhos mantêm seu espírito vivo. Exibido na Competição Oficial do Festival de Cannes 2019.

TER (17/12) 18:15 Estação NET Botafogo 1

 Jojo Rabbit – O diretor e roteirista Taika Waititi traz seu estilo de humor para o seu mais recente filme, uma sátira da Segunda Guerra Mundial que acompanha um garoto alemão solitário. A visão de mundo de Jojo vira de cabeça para baixo quando ele descobre que sua mãe solteira está escondendo uma jovem judia em seu sótão. Com a ajuda apenas de seu amigo imaginário idiota, Adolf Hitler, Jojo deve confrontar seu nacionalismo cego. Vencedor do prêmio de melhor filme pelo público no Festival de Toronto 2019.

QUA (18/12) 19:30 CCLSR – Cine Odeon Claro