O que significou para EUPHORIA, a peça da Lexi?

Se você já assistiu ao penúltimo episódio da segunda temporada de Euphoria, intitulado “The Theatre and Its Double” certamente se chocou e surpreendeu -junto com os personagens- sobre a visão de Lexi retratada tão sem filtro na peça OUR LIFE [Chamada antes de Oklahoma].

Desde a primeira temporada a Lexi era uma das personagens mais subestimadas, beirando a irrelevância para alguns espectadores. Nós aqui já mencionamos a metalinguagem de Sam Levinson, contudo o segundo ano do show vem mostrando que Lexi tem muito potencial, e no último episódio que foi ao ar na HBO e HBO MAX ficou claro que Lexi, a pessoa que sempre esteve a margem, agora estava no centro do placo, e o espetáculo era a única coisa que sentia estar no seu controle e que dava propósito em sua vida.

O episódio mostrou as inseguranças de Lexi em seu diálogo com Fez que acontecia em paralelo ao espetáculo: “Tenho medo de que eles não entendam minhas intenções”. Tal insegurança se justificaria a seguir quando vislumbramos como a mente de Lexi trabalhava. A personagem, sempre em segundo plano, guardava consigo sentimentos nostálgicos sobre cada uma das meninas que a cercavam… De maneira visceral, este olhar sobre o passado trouxe à tona alguns questionamentos e reflexões que precisavam ser feitos sobre caminhos seguidos. E enquanto cada uma absorvia e compreendia, Cassie parecia se irritar.

Se estamos falando das meninas, Nate não poderia ficar de fora, afinal durante muito tempo ele namorou com Maddy e foi o exemplo que tinham de relacionamento. A toxicidade dos dois beirava a radiação de Chernobyl e hoje vemos como a morena está melhor, enquanto Cassie definha.

Como flashbacks vimos que a relação Cal x Jules ainda mexe com a cabeça de Nate. Hora ele se vê como o pai, hora ele se vê como Jules, nos levando a crer que como o personagem ainda remói algo dentro de si.

O ponto alto do episódio, foi sem dúvidas a performance de Ethan [Austin Abrams] como Nate ao som de Holding Out for a Hero em OUR LIFE. Lexi simplesmente abriu uma caixa de Pandora ao mostrar para toda a escola a visão que ela possuía de Nate. Na plateia, vemos Nate angustiado e cerrando os punhos, travando internamente uma batalha contra sua frustração sexual e sua masculinidade Tóxica, e quando Cassie o tenta acalmar, ele explode saindo do teatro dizendo que acabou.

Desde o início de Euphoria, e os caminhos que Sam Levinson nos conduzia acerca dos pensamentos e ações de Nate nos levavam à um cara complexo, cheio de mágoa e que acredita que seus sentimentos são errados, mesmo seu pai os executando secretamente; junte isso à Jules… Não sei o que esperar de Nate, mas desejo muito um especial dele, pois ao meu ver a dele é uma das mentes mais complexas e com um dos arcos que mais precisam ser verbalizados.

O último episódio da segunda temporada de Euphoria vai ao ar no próximo dia 27 e mostrará o fim do espetáculo criado por Lexi, e suas consequências. Ao meu ver, não dará tempo de todas as pontas serem amarradas, então possivelmente respostas só serão dadas na terceira temporada, já confirmada. Se será a última, o tempo dirá.

Os episódios de Euphoria estão disponiveis na HBO MAX.

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES