Conversamos com o elenco da série Vanda do Lionsgate Plus

Baseada em uma extraordinária história real, a série portuguesa Vanda já está disponível no Lionsgate Plus!

No último dia 12, chegou no Lionsgate Plus a série original VANDA estrelada pelas atrizes Gabriela Barros e Joana de Verona. Á convite tivemos a oportunidade de conversar com ambas que nos deram detalhes sobre suas personagens e expectativas!

Criada por Patrícia Müller, que assina o roteiro ao lado de Carmen Jiménez, a série de oito episódios é baseada na história real de uma cabeleireira de Lisboa que, após se encontrar sozinha, falida e com dois filhos para criar em plena crise financeira de 2008, inicia uma série de assaltos a bancos usando uma peruca loura e uma arma de brinquedo.

Sim, Vanda é uma história inspirada em eventos reais e Gabriela que dá vida a personagem título nos fala sobre os desafios de interpretá-la:

“Olha, foi bem bem desafiador e [depois do convite para o teste] fiquei entrosada com a história sabendo mais, embora tenha sido uma história muito falada aqui em Portugal eu realmente não sabia dela até entrar no processo de filmagens… e quanto mais eu fui sabendo mais eu fui me apaixonando e sentindo também a responsabilidade. Contar essa história com toda veracidade que eu pudesse mais ainda depois saber os fatos através da própria Dulce Caroço né que foi a própria Vanda que originou a história da Vanda, e a gente se encontrou, então isso foi muito muito legal pro processo, mas foi uma responsabilidade gigante […] Então a história da Vanda foi meio que o o pano de fundo pra contar uma história maior […] Foi foi baseado realmente em fatos verídicos. Essa história aconteceu mesmo. Foi nos jornais, apareceu em tudo quanto era lugar, ficou intitulada de Viúva Negra que era esse personagem que se vestia todo de negro com uma peruca loira, uns óculos pretos e entrava nos bancos e assaltava e ia nos caixas onde tinha só mulheres, tinha traços muito particulares o jeito de assaltá-lo e ela ficou conhecida como esse vulto, quem é essa mulher? quem é essa esse personagem que anda assaltando os bancos aqui em Portugal?”

Joana, que interpreta Elisa na trama também reflete sobre estes desafios:

“Foram vários, ela é muito diferente de mim. Eu gosto muito da dessas diferenças, eu admiro a Elisa pela sua obsessão, seu profissionalismo, pelo quão ela é boa, bem bem sucedida, super profissional. Mas ela é muito diferente de mim no social. Assim, ela é muito mais tensa, fechada. Com uma dificuldade de sociabilização, então eu tive que trabalhar muito essa inclusão e essa atenção dela e essa timidez… ao mesmo tempo ela é muito determinada, muito forte, é uma mulher num ambiente masculino onde ela ocupa o seu espaço e ocupa bem e ela é empoderada e ao mesmo tempo… foi bem importante o estudo eu adoro aprender com os trabalhos que eu faço eu acho que isso é um um dos grandes privilégios e coisas boas na nossa profissão é a gente poder aprender, entrar em novos universos, estudar sobre coisas que a gente se conhecia e aprender com o nosso trabalho. Então eu fui fazer uma pesquisa com a psicóloga aqui do departamento criminal da polícia aqui de de Lisboa e aprender tecnicamente tudo o que que tem a ver com a psicologia criminal e também como é que é ser mulher no lugar de chefia num ambiente tão masculino então esses foram alguns dos desafios.”

Ambas as atrizes se mostraram muito felizes de ver essa produção que fez tanto sucesso em Portugal, finalmente chegando ao Brasil:

“Eu sou brasileira, trabalho no Brasil, estou sempre querendo ir praí, trabalhar mais aí, porque é um mercado muito rico, muito aberto. E é muito bom quando o cinema brasileiro é visto na Europa, quando os trabalhos de televisão são vistos na Europa igualmente no Brasil, né? Muito boa quando o público pode acessar a trabalhos feitos aqui. Eu acho maravilhoso.” – Explica Joana

A força feminina é um dos pontos altos do show e um dos motivos para dar play no show de acordo com as atrizes. E você já deu seu play?

Com episódios semanais, Vanda já está disponível no Lionsgate Plus!

Lionsgate Plus é um serviço de streaming que oferece aos clientes uma diversificada coleção de conteúdos, com a facilidade de encontrar e assistir, a qualquer hora, em qualquer lugar.

LEIA MAIS SOBRE LISTAS

Acompanhe a gente também no Youtube no Instagram e no Tiktok! Tem conteúdos por lá todos os dias! Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉 Obrigada!!