Conversamos com o elenco do filme Lá Situacíon

Alerta de comédia nacional ROAD TRIP chegando nos cinemas!

Chega esta semana nos cinemas brasileiros a nova comédia nacional La Situación, dirigido por Tomás Portella. Protagonizado por Júlia Rabello, Natália Lage e Thati Lopes, acompanha Ana em busca de uma misteriosa herança na Argentina. Ela e suas amigas passam por uma sequência de perrengues e situações perigosas e ao mesmo tempo hilárias, ao se envolverem, sem saber, com traficantes locais.

Lá Situacíon é divertidíssimo, e foge muito do estereótipo do gênero. O diretor Tomás Portella nos contou sobre a ideia por trás do longa:

“Ela surgiu a bastante tempo, essa ideia de colocar essas mulheres em um lugar de protagonismo em um tipo de história muito explorada pelo universo masculino. Na verdade faz tanto tempo que a gente começou esse projeto que eu me lembro até que lançou o Madrinhas de Casamento, e a gente pensou “Caramba! usaram nossa ideia lá fora”, mas dai a gente acabou entendendo que eles iam para um caminho e a gente estava indo para outro, mas veio desta vontade de explorar e naturalizar o protagonismo feminino em lugares que antes eram quase que majoritariamente masculinos.”

Estamos falando de uma comédia sim, mas onde as protagonistas evoluem a sua maneira. A personagem de Nathalia Lage, inclusive, é que detém a mudança mais visível ao longo do filme. A atriz reflete sobre:

“A Curva da Ana é que ela tem uma transformação, ao longo do filme. Ela começa muito travada, reprimida, cheia de questões, com dificuldade de dizer não e de se posicionar… E a medida que ela vai convivendo com com essas duas mulheres que são mais abertas e mais livres, ela vai se modificando e se conectando com sigo mesma… e entendendo que a via pode sair daquela caixinha que ela estava acostumada a viver.”

Dudu Azevedo, é a principal figura masculina do filme, que subverte o conceito de herói e príncipe. O próprio Dudu comenta sua percepção:

“Eu fui ali para levantar as bolas para que as meninas cortassem. O protagonismo é todo delas, elas conduzem a história… E o me personagem entra ali, até para desconstruir a ideia de final feliz, em cima de um príncipe encantado. Supostamente ele chega ali para ser o mocinho, o policial que ajudar elas e no final a gente percebe que na vida real não é nada disso. De repente aquele cara não é príncipe nenhum, ele é o cara que ta ali, e ela olha pra ele e não escolhe ele… e isso, nada mais é que a realidade… Acho que é natural que uma hora a gente esteja por cima e em uma outra hora a gente esteja por baixo e tanto o sim quanto o não, a gente está sujeito. E até nisso, o filme vai desconstruindo”

E se estamos falando de um filme de perrengue, obviamente que esta seria uma produção onde alguns aconteceriam realmente. O elenco relembra que o filme foi gravado durante a pandemia, mais precisamente em 2021, no Uruguai:

“Acho que nossa primeira dificuldade é assim que a gente chega. A gente estava em outro país e lá a gente tinha que ficar preso no quarto durante uma semana. Era o protocolo do país. Então já começou assim, todo mundo trancado.” – Conta Thati Lopes

Já Julia, brinca dizendo que perrengue bom é aquele que vira história:

“Eu acho que road movie, é um filme por si só que já chama o perrengue. Eram muitas locações e a gente viajava muito… Agora me vem muito a memória, porque a gente passou muito calor, mas teve uma cena, a última do filme, estava muito frio.. Passamos muito frio… Mas assim maravilhoso… O bom é que é perrengue que vira história.”

Para finalizar, a produtora Iafa Britz nos diz sobre a mensagem que espera que o público leve da história além das risadas:

“Eu espero que por trás de uma diversão que o público saia refletindo sobre o que está a frente de sua própria decisão, o que é ser o condutor da sua própria vida, assumir suas próprias rédeas e as consequências disso. Assumir seu próprio protagonismos[…].”

A comédia estreia em 23 de março nos cinemas nacionais e traz ainda outros grandes nomes no elenco, como Dudu Azevedo, Marcelo Gonçalvez, Roberto Suarez e Soledad Pelayo.

LEIA MAIS SOBRE FILMES

Acompanhe a gente também no Youtube no Instagram e no Tiktok! Tem conteúdos por lá todos os dias! Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉 Obrigada!!