Ao longo de todos os anos do Universo Cinematográfico da Marvel, o nome Hydra (ou Hidra, em português) já apareceu algumas vezes. Sabemos que essa é uma organização terrorista da Marvel Comics, cujo nome inicial era A Besta, algo que não foi oficializado nas HQs. A organização surgiu quando seres extraterrestes com aparência reptiliana vieram a terra e corromperam uma sociedade asiática da época. No MCU, tivemos a organização relacionada a S.H.I.E.L.D., pois sabe-se que a facção sempre esteve infiltrada na agência de Nick Fury 

A Hydra tem sua história entrelaçada com a história do Nazismo Alemão, sendo inclusive, o grande responsável pela criação mais recente da agência terrorista, o ex-líder nazista Barão Wolfgang von Strucker. Strucker teria sido executado por ordens de Hitler, após sofrer inúmeras derrotas para Nick Fury, mas conseguiu fugir e se isolar. Ele então fundou a organização para seguir seus planos de conquistar o mundo e inserir um regime ditatorial. Strucker implantou na Hydra um regime semelhante ao do Nazismo, com soldados agindo cegamente obedientes. Até mesmo a saudação da Hydra vem do Nazimo: Heil Hydra!,inspirada na saudação Heil Hitler!. 

A S.H.I.E.L.D.

Strucker criou seu quartel general em uma ilha perdida no Pacífico e usou inúmeros recursos em sua construção. Contando com o serviço de cientistas renegados da Alemanha, Japão e Estados Unidos, usando ouro desviado da Alemanha Nazista e com sua sede de poder, ele fundou uma verdadeira fortaleza, quase que impossível de se destruir ou violar. Buscando bater de frente com algo tão poderoso, a ONU e as potências da OTAN criaram a S.H.I.E.L.D., uma organização de espionagem internacional.

Strucker conseguiu fundar inúmeros grupos terroristas para alcançar seu objetivo de conquistas, entre eles o Império Secreto, velho conhecido do Capitão América e do Homem de Ferro. Nick Fury, em suas pesquisas sobre a agência, descobriu que a Hydra atua em alguns ramos diferentes: Empresas internacionais, ativos governamentais, grupos criminosos globais e coleta de informações. Com isso, o grupo de Strucker consegue ter um controle global de tudo o que está acontecendo.   

Madame Hydra

Quando a agência de Nick Fury finalmente consegue invadir o quartel de Strucker e destruir todos lá dentro, inclusive o próprio ditador, pensou-se ser o fim da Hydra. Entretanto, uma gênia do crime conhecida como Madame Hyidra, decidiu reunir todos os agentes espalhados pelo mundo secretamente, reformulando a Hydra. Essa nova versão da organização chegou a enfrentar o Capitão América, os Vingadores e a S.H.I.E.L.D por muito tempo. Durante muito tempo chegou-se a pensar que o Capitão América fosse um agente da Hydra e ele realmente foi. Na HQ Capitão América: Steve Rogers Vol.1. foi revelado que o Caveira Vermelha havia feito lavagem cerebral em Steve Rogers e por isso o Capitão agia como vilão.

O poder de Madame Hydra não durou muito, porém, pois Strucker sobreviveu a destruição da ilha. Ele retorna anos depois e consegue, por meio de muita luta e violência, retomar o poder. Ele segue no poder da organização até hoje e a mesma se encontra mais violenta do que nunca. Nos quadrinhos, o uniforme da Hydra não é nada assustador, pelo contrário. Os soldados usam uma roupa verde limão, com um H em amarelo estampado no peito. Felizmente  nos filmes da Marvel isso não foi seguido. 

WandaVision

Atenção, a seguir temos spoilers da nova série da Marvel. 

Logo no primeiro episódio, é possível ver a logo e o nome da Hydra aparecendo em um comercial. O mesmo acontece nos episódios seguintes, do mesmo formato. Ainda não sabemos melhor o que irá acontecer com a organização no cenário de WandaVision, mas com a introdução da S.W.O.R.D., certamente podemos esperar uma batalha épica vindo pela frente. 

WandaVision chega dia 15 de janeiro ao Disney+.