Escolha uma Página

ENCANTO já está entre nós! Sim, a nova animação da Disney com trilha sonora composta por ninguém menos que Lin-Manuel Miranda é a mais nova aposta do estúdio, e tivemos a honra de conversar com parte do elenco de dublagem nacional que contou sobre a experiência, deste que é mais um tijolinho nesta nova estrada que a Walt Disney Animation Studios vem construindo no quesito inclusão e representatividade.

Muitos tem a dúvida de como funciona o processo de dublagem aqui no Brasil, e a Jennifer Nascimento explicou que os atores recebem tudo na hora, por conta de sigilo e isso é desafiador: “A gente na dublagem não tem como se inspirar. A gente só fica sabendo o que vai dublar na hora, por conta do sigilo. Nós só temos acesso as nossas cenas, então a gente não vê o filme como um todo. Portanto a nossa criação é ali no presente… Dublar desenho é diferente de dublar live ation, porque a embocadura foi feita para o idioma local. Então, eu particularmente tentei seguir um pouco as entonações da dublagem original. E musicalmente falando para mim foi um lugar novo a ser explorado, porque a Dolores canta em uma região grave, e eu sou soprano, então para mim foi um desafio. E aconteceu que no dia que fui gravar eu estava rouca e o diretor falou para mim: “cara não precisa aquecer, é essa região que a gente precisa”, e deu tudo certo, o resultado ficou muito legal.”

Participar de uma animação da Disney é quase como um sonho não é mesmo?! E para Felipe Araújo, Filipe Bragança e Jennifer Nascimento não é diferente.

“Dublar um filme da Disney foi zerar a vida… É extremamente importante a Disney trazer representatividade e diversidade em todos os seus personagens e cada vez mais isso vem acontecendo” – Definiu Jennifer. “Eu me sinto realizado” – Conclui Filipe.

O longa, apresenta a família Madrigal, que vive escondida em uma região montanhosa isolada, conhecido como Encanto -que da nome a animação-. Todas as crianças foram abençoadas com um dom mágico, exceto a menina Mirabel. No entanto, quando o lar dos Madrigal é ameaçado, ela pode ser a única esperança.

Encanto fala muito sobre família e os três definiram com carinho o significado dela nas suas vidas.

“Família é minha base e eu sou muito grata a todos. Na minha família não tem nenhum artista, então eu me senti meio Mirabel… E eu tive o apoio da minha família desde o inicio neste sonho, então cada realização minha eu falo que é nossa. Sonho que se sonha junto é realidade. Então a Família Mirabel é a família Nascimento, onde cada um tem sua individualidade mas todos tem importância.” – Jennifer Nascimento

“Eu sou uma pessoa totalmente ligada a família e poder trabalhar em um filme que mostra esse lado, nossa…” – Felipe Araújo

“Eu acho que família é a base de tudo né? Na vida a gente cresce, e em algum momento a gente se desgarra… Mas a família é nossa essência. E se você for parar pra pensar, falando de Disney, todos os filmes em algum momento se resumem a família. e quando você pega o ponto família, sempre emociona por que todo mundo se conecta.” – Filipe Bragança

O trio comentou sobre a identificação de seus personagens. Jennifer falou que o lado cômico de Dolores se assemelha muito ao dela; já Filipe explicou que acredita parecer com Camilo no querer entreter todos.

Felipe Araújo em seu primeiro trabalho como dublador fala que Mariano, seu personagem, é muito apaixonado e galanteador e acredita que neste quesito se parece com ele.

E como todo filme da Disney, obviamente que ENCANTO teria uma mensagem mais que especial para o público, que para Jennifer é a celebração da beleza da nossa individualidade.

“Concordo [com a Jennifer] e acho muito valioso, porque sendo as crianças o publico algo de qualquer filme da Disney e é muito importante entender isso desde cedo, que somos diferentes e cada um é único e isso é lindo”– Filipe

Araújo conclui dizendo acreditar que a coragem seja a principal mensagem.  “A coragem de sermos quem somos”.

A verdade é que ENCANTO é incrível e merece toda a sua atenção. Então Partiu cinema que a família Madrigal te espera de braços abertos!

LEIA MAIS SOBRE FILMES