Escolha uma Página

TUDO TEM SUAS CURIOSIDADES BIZARRAS!

Estamos quase lá, hora de escolher seu designer favorito e se preparar para desfilar no tapete vermelho a caminho da premiação mais famosa do cinema. O Oscar é sempre um evento esperado por todos que amam o cinema, não só atores, diretores, roteiristas ou possíveis apresentadores, mas nós que estamos do outro lado da telinha, aguardando ansiosos para ver se nosso filme favorito, será também, aclamado pelos críticos.

Aproveitando o assunto: Todo cinéfilo que se preza já imaginou como é ter uma estatueta do Oscar na estante do escritório de casa, já parou para pensar em como a estatueta surgiu? Em quem deu vida a ideia?

Que a estatueta é simbolo do prêmio da academia, já deu pra notar, mas que tal conhecer um pouco mais sobre essa belezinha dourada?

Não se sabe ao certo, mas acredita-se que o apelido da estatueta, Oscar, foi dado por Margaret Herrick (bibliotecária acadêmica e as vezes diretora executiva) quando ao ver a estatueta mencionou que ela parecia seu tio Oscar. O nome só foi adotado, oficialmente, em  1939, mas em 1934 ficou conhecido de forma extensa, pois o colunista Sidney Skolsky usou o termo ao se referir ao premio que Katharine Hepburn recebeu de Melhor Atriz.

O design original foi criado por Cedric Gibbons. Ele imaginou a imagem de um cavaleiro segurando uma espada. A Academia então contratou o escultor: George Stanley para criar a peça.

O primeiro ator a receber uma estatueta foi Emil Jannings, nomeado Melhor Ator por sua performance em “The Last Command” e “The Way of All Flesh“. Premiação no banquete em 16 de Maio de 1929.

As estatuetas novas são moldadas, polidas e pintadas todo mês de janeiro por RS Owens & Company, a empresa responsável e escolhida pela Academia desde 1982.

O Oscar tem 35 centímetros de altura e pesa 3.5kg

O rolo de filme significa os cinco ramos, originalmente, premiados pela Academia: atores, diretores, produtores, técnicos e roteiristas. Apesar de permanecer fiel ao seu design original, o tamanho da base variou até 1945, quando o tamanho atual foi determinado.

As estatuetas presenteadas nas cerimonias iniciais eram de bronze sólido e banhadas a ouro. Após alguns anos os bronze foi deixado de lado, e começaram a usar metal Britannia, um metal similar ao estanho que é então banhado em cobre, níquel, prata e finalmente em ouro 24 quilates.

Devido a escassez de metal durante a Segunda Guerra Mundial, o Oscar foi feito de gesso por três anos. Após a guerra, a Academia convidou os ganhadores a trocar as estatuetas de gesso por estatuetas de ouro e metal.

A Academia não sabe dizer quantas estatuetas serão entregues em cada cerimônia até que os envelopes sejam abertos na noite. Apesar de saber o número de categorias desde o inicio, a possibilidade de empates ou mais de um vendedor é algo real, como isso acontece em algumas categorias, acaba sendo impossível prever a quantidade exata de estatuetas a serem entregues a cada cerimonia.

O único a ja receber um Oscar foi Oscar Hammerstein II, ele recebeu a estatueta por sua canção, “The Last Time I Saw Paris” canção do filme Lady Be Good de 1941.

Quem diria que o nome da premiação mais famosa do mundo surgiu de algo tão trivial, né? Apresentado pela apresentador Jimmy Kimmel, o Oscar 2018 vai ao ar no dia 4 de março.

Aproveite e confira o último vídeo do nosso canal:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: