Curiosidades do SPFC em seus 92 anos de história

“Salve o Tricolor Paulista, amado clube brasileiro!”. O São Paulo Futebol Clube completou 92 anos no último dia 25 de janeiro, sendo seu aniversário no mesmo dia que a cidade que dá nome ao time.

Um dos maiores clubes do Brasil, o SPFC é uma homenagem ao estado de São Paulo e sua capital, justamente pela sua data de fundação coincidir com o aniversário da Terra da Garoa. O time foi criado por membros que deixaram o Club Athletico Paulistano, por conta da decisão do clube de não atuar mais no futebol.

O quase centenário time tem muitas histórias memoráveis, além de muitas curiosidades. Separamos alguns dos acontecimentos mais curiosos do time do São Paulo. Veja!

Curiosidades da história do São Paulo Futebol Clube

1 – 25 anos do primeiro gol de Rogério Ceni

O goleiro ídolo da nação são-paulina também comemora aniversário em 2022. No dia 15 de fevereiro de 1997, contra o União São João, Rogério Ceni cobrou uma falta que fez as redes balançarem.

Segundo o Globo Esporte SPFC ganhou de 2 x 0 do time da casa. Após este gol, Rogério marcou mais 130 gols em sua carreira. O maior ídolo do São Paulo chegou ao time em 1994.

Seus títulos como goleiro contam com Campeonato Paulista (2 títulos), Torneio Rio-São Paulo, Campeonato Brasileiro (3 títulos), Copa Sul-Americana, Libertadores da América e Campeonato Mundial.

Atualmente, Rogério retorna como técnico do São Paulo Futebol Clube, após ter passado pelo comando do time em 2016 e 2017. Também já comandou times como o Cruzeiro, Fortaleza e Flamengo.

 

2 – O caçula de São Paulo

Entre os grandes clubes paulistas, o São Paulo Futebol Clube é o mais novo, o Corinthians tem 109 anos, o Santos 107 e o Palmeiras 105.

Mesmo sendo o mais novo, é o time paulista com mais títulos internacionais até o momento. O tricolor conta com três títulos da Libertadores, um da Supercopa Libertadores, uma Conmebol, duas Recopas Sul-Americanas e três Campeonatos Mundiais.

 

3 – SPFC e Libertadores

 O tricolor foi o único clube brasileiro a disputar a final da Libertadores da América por três anos consecutivos. O São Paulo teve duas vitórias, em 1992 e 1993, perdendo em 1994 para o clube argentino Vélez, na disputa de pênaltis.

Além disso, é o time brasileiro que mais disputou finais dos campeonatos, tendo três títulos (1992, 1993 e 2005) e três vice-campeonatos (1974, 1994 e 2006).

O SPFC também é o time brasileiro com mais títulos mundiais. São três vitórias, em 1992, 1993 e 2005. Ou seja, nas três vezes que foi campeão da Libertadores, foi campeão também no Mundial.

 

4 – Telê Santana e Muricy Ramalho

 A história do treinador Muricy Ramalho no São Paulo começa com mentoria de Telê Santana. Telê conquistou os campeonatos Paulista, Brasileiro, além dos dois títulos da Libertadores e Mundial.

No começo dos anos 1990, Muricy comandou a equipe B do São Paulo, sendo campeão da Conmebol. Em 1997, foi o técnico que autorizou Rogério Ceni a cobrar a falta que rendeu seu primeiro gol no São Paulo.

Além disso, Muricy se tornou tricampeão brasileiro e ganhou títulos da Copa Conmebol. Em 2021, conquistou o campeonato paulista, mas como coordenador técnico do São Paulo.

 

5 – ‘Maldição’ após o título da Libertadores

 Após conquistar o título em 2005, o São Paulo enfrentou uma “maldição”, sendo eliminado nas próximas edições do campeonato, perdendo para times brasileiros em todas as ocasiões.

  • Em 2006, perdeu para o Internacional na final;
  • Em 2007, 2013 e 2015, perdeu nas oitavas de final para o Grêmio, Atlético Mineiro e Cruzeiro;
  • Em 2008 e 2009, perdeu nas quartas de final para o Fluminense e Cruzeiro;
  • Em 2010, perdeu para o Internacional na semifinal.

 Somente em 2016 que conseguiu “quebrar a maldição”, mas foi eliminado na semifinal pelo time colombiano Atlético Nacional. 

Gostou de saber mais sobre o São Paulo? Qual é a curiosidade que te surpreendeu mais sobre o time?

 

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES