Escolha uma Página

COMPARTILHE SONHOS CONOSCO!

O  Cristal Encantado: Era da Resistência chegou a Netflix no início do mês .Trazendo um formato até então não muito comum no streaming, a produção tem bonecos animatrônicos como seus personagens. 

O nome pode não ser estranho para muito, visto que Jim Henson levou O Cristal Encantado para os cinemas em 1982. As figuras estilo Muppets logo chamaram a atenção do público, que não estava acostumado a vê-los com frequência. 

Anos depois, a Netflix resolveu trazer, mais uma vez, o universo criado pelo autor. Em uma época onde streamings lideram as audiências mundiais, torna-se necessário reviver antigos clássicos. Há quem pense que a trama não passa de uma história infantil, ledo engano. A história de Louis Leterrier pode ser compreendida de várias formas. Enquanto jovens e crianças irão se encantar pelos bonecos, os mais velhos irão se envolver com o roteiro, bem estruturado e criativo.

A História

O cenário dos episódios é a mágica e encantadora Thra. O planeta conta com três sóis em seu céu, apenas uma dentre suas peculiaridades. As densas florestas contém uma enorme gama de criaturas, dos mais diversos tamanhos, cores e habilidades. Mares e desertos ajudam a dar forma ao lugar, que abriga também raças pra lá de distintas. 

Em Thra o tempo se passa em trines, unidade de medida usada para contar os anos. Não tende entender sua equivalência, afinal, estamos lidando com uma trama fantástica. Gelflings são os seres que habitam Thra há mais tempo e estão por toda a parte. A população é dividida em 7 clãs espalhados pela superfície, cada qual com sua peculiaridade.

Embora tenham chegado primeiro, não são os Gelfings que estão no comando de Thra. Eles foram colonizados e escravizados pelos Skeksis, criaturas monstruosas e asquerosas dispostas a tudo para se tornarem imortais. Com o Cristal da Verdade sob sua proteção, eles buscam por meios de aumentar sua energia vital a cada dia. Quando suas verdadeiras intenções são reveladas, a trama começa a tomar forma.

O Cristal Encantado

Logo de início somos surpreendidos pelo visual de O Cristal de   Encantado. Independente do tom infantil ou não, o seriado é lindo e traz cenas com um verdadeiro show de CGI. O “choque” inicial gerado pela presença dos bonecos não demora a passar. Quando a história começa a ser contada, somos levados pelo roteiro e a presença das criaturas passa despercebida. É possível até mesmo enxergar pessoas ali, acreditem!

O seriado carrega um significado ainda maior quando pensamos no que acontece ao longo dos episódios. A ditadura dos Skeksis muito se assemelha com muitos outros governos que perduram até os dias de hoje. Thra foi colonizada, seus indivíduos explorados e obrigados a adotar os novos costumes. Engraçado não? Se você não entendeu a referência, basta abrir um livro de história do Brasil.

O Cristal Encantado aborda ainda a questão da confiança, amizade e companheirismo. Embora tenha um protagonista, logo vemos a importância que cada Gelfling tem no processo de libertação. O que é criado entre eles é puro e orgânico como deve ser. Não demora para criarmos empatia com os personagens e torcemos para sua felicidade.

O Elenco

Basta fechar os olhos para reconhecer algumas vozes. O elenco de O Cristal Encantado traz nomes muito conhecidos pelo público fã de fantasia. Desde Game of Thrones a Harry Potter, as figuras são dubladas por muitos de nossos atores favoritos.

Helena Bonham Carter, Mark Hamill, Taron Egerton, Nathalie Emmanuel, Lena Headey, Natalie Dormer, Alicia Vikander, Sigourney Weaver, Benedict Wong, Jason Isaacs, Simon Pegg e Andy Samberg estão entre os dubladores. Quando interpretados por marionetistas profissionais, o resultado não é nada diferente de espetacular.

O Cristal Encantado já está disponível na Netflix!