Escolha uma Página

Lenda vida do cinema hollywoodiano, Dustin Hoffman está em atividade há mais de meio século. Ao longo de sua brilhante carreira, Hoffman fez de tudo um pouco e provou de diversas maneiras a sua versatilidade na sétima arte.

Com uma carreira tão longeva e cercada por grandes trabalhos, separamos alguns fatos que foram muito marcantes na trajetória de Hoffman, bem como destacamos o trabalho mais recente do ator nas telonas.

“A Primeira Noite de um Homem” rendeu a Hoffman a sua primeira indicação para o Oscar

O primeiro grande trabalho de Hoffman nos cinemas foi “A Primeira Noite de um Homem” (1967). Dirigida por Mike Nichols, a produção foi um enorme sucesso na época e rendeu a Mike o Oscar de Melhor Diretor.

O filme ainda foi indicado para mais seis Oscars, incluindo a indicação de Melhor Ator para Hoffman. Embora tivesse 30 anos na época das filmagens, o ator foi escalado para interpretar um personagem mais novo, o jovem estudante universitário Ben Braddock.

Além do mais, seu trabalho lhe rendeu não apenas uma indicação ao Oscar, o que certamente é grandioso, mas também o tornou um artista extremamente popular no final dos anos 1960 e ajudou a embalar a sua carreira.

Primeiro Oscar da carreira de Hoffman veio em “Kramer vs. Kramer”

Mais de uma década após ser indicado ao primeiro Oscar, Hoffman finalmente levou a tão sonhada estatueta dourada. Sua brilhante atuação na pele do personagem Ted Kramer na comédia romântica “Kramer vs. Kramer” (1979), rendeu ao artista o prêmio de Melhor Ator.

Além de Hoffman ter conquistado o Oscar de Melhor Ator, a produção dirigida por Robert Benton ainda levou mais cinco estatuetas: Melhor Filme, Melhor Atriz para Meryl Streep, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Um fato curioso é que Hoffman estava passando por um processo de separação na época das filmagens, fator esse que acabou contribuindo com sua experiência para os diálogos nas cenas em que contracenou com a personagem interpretada por Meryl Streep, Joanna Kramer.

Performance em “Rain Man” rendeu a Hoffman seu segundo Oscar

A obra “Rain Man” (1988) foi um dos filmes mais icônicos da década de 1980. Dirigida por Barry Levinson, ela teve uma atuação brilhante de Hoffman e proporcionou ao artista o seu segundo Oscar de Melhor Ator. Para levar a estatueta para a casa e marcar a sua carreira, o ator teve que interpretar um personagem com condições especiais e que sabia como poucos jogar o clássico blackjack.

Além disso, trazer o blackjack para os cinemas não foi nada fácil e Levinson teve que adaptar muito bem as cenas com as cartas para o público leigo entender o propósito das sequências. Ainda mais pelo fato de que o blackjack é jogado com seis baralhos — ao contrário de outras modalidades mais tradicionais das cartas, como o poker, em que é disputado com apenas um baralho.

Para que que a interpretação do personagem fosse impecável do início ao fim da produção, Hoffman passou dois anos convivendo com pessoas que tinham características semelhantes às de Raymond Babbit. Não resta dúvidas que o empenho e dedicação do ator acabou sendo muito bem recompensado.

Trabalho recente de Hoffman nos cinemas, “O Labirinto” não empolgou

Lançado nos cinemas brasileiros em agosto deste ano, “O Labirinto” (2019) é o trabalho mais recente de Hoffman nas telonas. A produção é um thriller italiano dirigido por Paolo Sorrentino (roteirista da série “The  New Pope”) que, além de Hoffman, tem como estrela o ator Toni Servillo.

Apesar da boa atuação de Hoffman no suspense italiano, a produção não foi muito bem recebida pela crítica especializada e o público em geral.

No site IMDb, plataforma que é referência em crítica de produções de cinema, documentários e séries de TV, “O Labirinto” está avaliado com uma nota de 5,7/10. Já na plataforma Rotten Tomatoes, outro site especializado em cinema, a produção italiana também não ganhou muitos elogios e recebeu avaliação mediana, com 50% de aprovação.

Por enquanto, “O Labirinto” ainda não está disponível em nenhuma plataforma de streaming no Brasil. No exterior, o filme pode ser encontrado nos catálogos Internacionais das gigantes Amazon Prime Video e Apple TV.

LEIA MAIS SOBRE CURIOSIDADES