Como a “horrivelmente bela mente” de James Gunn funciona

Que James Gunn gosta de fazer trabalhos que fogem do comum todo mundo já sabe. Afinal, quem arriscaria dizer, em 2014, que Guardiões da Galáxia se tornaria um dos grandes sucessos do cinema para a Marvel? A marca deixada por Gunn na direção e roteiro do filme fez o grande público se encantar pelos heróis espaciais, até então bastante desconhecidos.

Apesar de todas as polêmicas que acompanharam a trajetória profissional do cineasta nos últimos anos, Gunn tem uma das mentes mais brilhantes da atualidade e seu próximo filme, O Esquadrão Suicida, vai nos ajudar a entender como esse cérebro funciona. Em aquecimento para essa nova produção, a empresária e quadrinista Carol Zara, que tem amigos em comum com James Gunn, e já teve conversas casuais com ele por telefone e pelas redes sociais por vários anos, separou uma lista de curiosidades sobre o cineasta. Confira!

James Gunn e o gênero terror

Seis anos antes de se tornar um diretor famoso, James Gunn foi jurado em Scream Queens, programa de TV americano no qual atrizes competiam por um papel no sexto filme da série Jogos Mortais. No reality, James dirigiu desafios em que as candidatas testavam seus dons com cenas em que elas eram cobertas de baratas ou perseguidas por criaturas assustadoras.

A paixão pelo gênero acompanha Gunn desde a infância, quando ele produzia filmes de zumbis com seus irmãos. A sua trajetória profissional no gênero começou nos anos 90, assim que ele iniciou sua carreira de diretor e roteirista na Troma Entertainment, produtora de filmes fundada por Lloyd Kaufman, diretor de O Vingador Tóxico.

No futuro ele se tornaria roteirista de filmes como Madrugada dos Mortos e Scooby Doo 2: Monstros à Solta, além de assinar a direção de Seres Rastejantes – seu primeiro trabalho como diretor antes de Guardiões da Galáxia. “Muitos falaram que a Marvel foi ousada em contratar um diretor pouco conhecido pelo público. Acho que a empresa acreditou no potencial do James, mas provavelmente não previu o grande sucesso do filme nos cinemas de todo o mundo!”, afirma Carol Zara. A própria quadrinista recebeu um convite para participar do filme, mas não conseguiu pagar as passagens e estadia européia na época. “Confesso que me arrependo hoje em dia!”, diz ela.

James Gunn e suas amizades

Carol afirma que o cineasta valoriza muito suas amizades. “Dava para sentir isso quando conversávamos”, diz. Observando o elenco de O Esquadrão Suicida, percebe-se que Gunn mantém boa parte de seus colegas em suas diferentes produções. Michael Rooker, Nathan Fillion, Steve Agee e Sean Gunn, irmão de James, são todos personagens da franquia Guardiões da Galáxia e, agora, estrelam o novo Esquadrão Suicida. 

 

Esquadrão Suicida tem lançamento previsto para 2021.

LEIA MAIS SOBRE FILMES