Escolha uma Página

Se você esta lendo esse texto, certamente conhece a aclamada animação centrada no personagem ‘Bob Esponja, calça quadrada‘.

Criado por Stephen Hillenburg, ‘Bob Esponja – Calça Quadrada’ estreou na Nickelodeon em 1999 e tem sido o maior sucesso até hoje.

A animação excessiva do personagem aliada as cores alegres já foram pauta de muitas discussões e teorias sobre o que a história quer nos dizer de fato.

A mais recente teoria sugere que todos os personagens da animação representam uma doença mental diferente, levando a crer que trata-se de uma produção focada em lançar uma lupa de alerta na saúde mental.

A teoria sugere que Bob Esponja pode sofrer de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), já que ele quase nunca fica parado e sua capacidade de atenção é bastante curta, exceto quando se trata de tarefas nas quais ele está realmente interessado, como cozinhar e caçar medusas.

Já Patrick pode sofrer de TPB (transtorno de personalidade borderline), dada sua incapacidade de realizar tarefas simples. Sandy por sua vez pode ter Bipolaridade, devido suas oscilações extremas de humor e impulsividade.

Lula Molusco, pode ter Transtorno de Ansiedade Social, depressão ou mesmo narcisismo, dada sua tendência a se isolar, seu distanciamento da maioria das coisas e pessoas e seu grande ego. O Sr. Siriguejo representa o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e talvez o Transtorno da Personalidade Narcisista (NPD) também, dado o quão obcecado ele é por dinheiro e como ele sempre o colocará acima de tudo. 

Obviamente que tudo se trata de uma teoria e nada foi comprovado, mas é minimamente interessante se pararmos para olhar.

O que vocês acham?