Betinho No Fio da Navalha encerra suas filmagens

Série original Globoplay é protagonizada por Júlio Andrade e conta a história do sociólogo brasileiro Herbert de Souza

A nova série original biográfica Betinho: no Fio da Navalha estreia em breve no Globoplay. Com oito episódios e protagonizada por Júlio Andrade, que também integra o time de direção, a obra encerra sua fase de gravações – iniciada em dezembro de 2022 – no mês em que a ‘Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida’, movimento fundado por Betinho, completa 30 anos.

A trama retrata a luta do sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, pela justiça social no Brasil, após seu exílio político de oito anos no exterior. Em sua trajetória, o ativista enfrenta a ditadura militar, a hemofilia e a AIDS, mas escolhe a fome dos brasileiros como seu principal inimigo e cria a maior campanha de solidariedade da história do país. As gravações passaram por locais que marcaram a trajetória de Betinho. Tais como as ruas da capital paulista e a igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, revivendo o movimento histórico popular das ‘Diretas Já’, de 1984. Com a participação ativa da família do homenageado, os bastidores foram marcados por muita emoção. Em especial quando Daniel de Souza, filho de Betinho e um dos consultores e produtor associado da série, presenciou cenas protagonizadas por Júlio Andrade reproduzindo o estado de saúde de seu pai.

No time de grandes personagens que integram a trama, Humberto Carrão dá vida ao Henfil, irmão de Betinho e um dos maiores cartunistas brasileiros de todos os tempos; Andreia Horta é Nádia Rebouças, publicitária e ativista social com grande atuação ao lado do sociólogo na luta contra a miséria; além dela, Michel Gomes interpreta Átila Roque, outro grande parceiro de Betinho na luta pelos direitos humanos e Ravel Andrade, irmão de Júlio na vida real, é o músico Chico Mário, irmão de Betinho. No campo afetivo, Leandra Leal é Irles Carvalho, primeira mulher de Betinho e mãe de Daniel de Souza, interpretado por Filipe Bragança; e Julia Shimura é Maria, sua companheira até o fim da vida e mãe de seu segundo filho, Henrique.

A série também mergulha no legado e na representatividade do homenageado, que não só foi peça-chave para retirar o Brasil do mapa da fome, como inspirou uma série de outros projetos sociais.

Betinho: no Fio da Navalha é uma série Original Globoplay, produzida pelo AfroReggae Audiovisual, em parceria com a Formata Produções e Conteúdo e o Globoplay.

LEIA MAIS SOBRE GLOBOPLAY

Acompanhe a gente também no Youtube no Instagram e no Tiktok! Tem conteúdos por lá todos os dias! Para apoiar nosso trabalho, acesse catarse/crisepanda 😉 Obrigada!!