As cores de RUPTURA falam mais do que você pode imaginar, entenda

Quando dei play em Ruptura (Severance), série original da Apple tv+, a utilização das cores me chamou muito a atenção.

Eu particularmente amo entender como as cores são utilizadas em produções audiovisuais e como elas auxiliam na contação da história e aqui tudo fica muito claro quando você entende do que Ruptura se trata.

Como contamos aqui, as cores são parte primária da construção da produção e em alguns casos podem passar desapercebidas. No entanto, as mesmas, sejam elas quentes ou frias, possuem significados diferentes e podem variar de acordo com o gênero.

Em Ruptura, o verde (verde azulado também) e o vermelho são muito presentes e eu trouxe aqui reflexões que tive sobre suas utilizações.

QUAL É A PREMISSA DE RUPTURA?

Antes de falar sobre as cores, é necessário se falar sobre do que se trata a série. Então, imagine se você pudesse separar seu eu pessoal do seu eu profissional?

Seu eu profissional nunca saberia nada do seu eu pessoal e vice versa. Duas vidas em um único corpo. Isso é Ruptura. Uma distopia insana que chafurda no ambiente de trabalho e sua relação de causa/consequência trazendo pro espectador uma reflexão necessária sobre si próprio.

ENTÃO…

Entendendo isso vamos as cores que como disse acima se utiliza do verde (verde azulado também) e o vermelho.

Basicamente no primeiro olhar fica evidente que o vermelho representa o mundo exterior (isso pode ser visto em elementos e na iluminação) e o verde/azul o mundo dentro da Lumon (empresa que promove o procedimento de ruptura).

A personagem da Helly personifica isso. Ela está sempre vestindo o verde/azul, no entanto seu cabelo é vermelho, o que significa que sua cabeça ainda está do lado de fora.

No único momento que Helly se utiliza de outra cor, é o amarelo, que traz ambiguidade pois ao mesmo tempo que representa serenidade [que era o atual status da personagem, após retornar do trauma], também mostra euforia que era como ela se sentia no momento após Mark mostrar que juntos tinham uma opção.

O verde/ azul na psicologia das cores remete ao poder, mas também a loucura, e a saúde mental. O ambiente da Lumon é abusivo, resultando em seus funcionários muitas patologias como depressão, Burnout… sem falar no assédio moral que os funcionários sofrem.

Agora, conta pra mim, o que vocês acham, e claro, o que acharam de Ruptura!

Mark Scout (Adam Scott) lidera uma equipe na Lumon Industries, cujos funcionários foram submetidos a um procedimento de demissão, que divide cirurgicamente suas memórias entre o trabalho e a vida pessoal. Este experimento ousado de “equilíbrio entre vida profissional e pessoal” é questionado quando Mark se encontra no centro de um mistério desvendado que o forçará a confrontar a verdadeira natureza de seu trabalho… e de si mesmo.

Do diretor e produtor executivo Ben Stiller e do criador Dan Erickson os 9 episódios de Ruptura estão disponíveis na Apple TV+

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES