ARQUIVO 81: O que aquele final significa?

Recentemente chegou na Netflix a série sobrenatural, ARQUIVO 81. Envolvente e surpreendente acompanha um jovem, que é contratado para restaurar uma fitas antigas, e acaba descobrindo inúmeros segredos que prendem o espectador até o último minuto.

Mas, o que o final significa para a história? A criadora do show, Rebecca Sonnenshine, sem muito mistério define. [Via The Wrap]

********ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS********

No último episódio, Dan retorna ao complexo e confronta Virgil Davenport sobre a verdade, acerca das fitas de Melody.

Davenport então revela que o pai de Dan estava de posse das fitas, e eles apareceram em uma instalação de armazenamento um ano antes dos eventos atuais da série.

Davenport então conta à Dan que sua casa havia sido queimada com o intuito de que as fitas fossem destruídas. “Eles queimaram sua casa para destruí-los… Há pessoas que arriscam tudo para trazer aquele demônio esquecido por Deus a este mundo e há pessoas que arriscam tudo para fazer com que isso nunca aconteça. Seu pai foi o alvo dessa ideologia, e sua família pagou o preço. Você sobreviver foi totalmente acidental.”

Mark e Dan, descem para o porão onde a estátua de Kaelego e a sala ritual foram recriadas, apenas para que Bobbi os surpreenda. É neste momento que descobrimos que Bobbi é na verdade a mãe de Melody, a que ela buscava à todo custo. Ela concorda em ajudar a decretar o ritual para tentar trazer Melody de volta do outro mundo.

Dan vai para o outro mundo para que então consiga resgatar Melody, e quando está prestes a tirá-la ele encontra com Samuel que o arrebata. Enquanto Melody encontra sua mãe, Dan acorda e descobre que voltou no tempo.

A cena final da temporada é de Dan acordando em um hospital e uma enfermeira dizendo a ele que ele acabou de sobreviver a um incêndio no Visser, com uma televisão passando MTV News com Kurt Loder. A câmera se afasta enquanto Dan olha pela janela, e as Torres Gêmeas ainda estão de pé – Dan está agora na década de 1990.

A showrunner explicou “Não é uma máquina do tempo. É algo diferente. É uma maneira de dobrar o tempo através de uma dimensão alternativa.”

Arquivo 81 começa nos dias atuais com um personagem chamado Dan (Mamoudou Athie) sendo contratado por uma organização sombria para restaurar fitas de vídeo que foram danificadas em um incêndio há 25 anos. Enquanto Dan restaura as fitas em um local remoto (“para sua segurança” ele garantiu), ele testemunhou a história de uma mulher chamada Melody (Dina Shihabi), que começou a filmar moradores de um estranho prédio de apartamentos para criar uma história oral, apenas para descobrir algo incrivelmente estranho sobre o prédio e seus habitantes.

A primeira temporada de oito episódios já está disponível na Netflix

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES