Depois de reunir mais de 30 mil pessoas no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 29 de julho, o 26°
Anima Mundi – maior festival de animação da América Latina – aporta em São Paulo, de 1° a 5 de agosto. Pela primeira vez na história, a edição contará com um espaço voltado à Realidade Virtual (VR, na sigla, em inglês). Intitulado ‘Oi 360°’, o ambiente será montado no Memorial da América Latina e exibirá curtas metragens em realidade virtual e 360°, alguns deles, interativos, permitindo a exploração destas novas plataformas.
A
Broders -, produtora de conteúdo audiovisual voltada ao mercado digital – apoiará o espaço, disponibilizando sistemas completos para a exibição de filmes gravados em 360°, com
OculusRift + touch (que permite a interação com o vídeo) e computadores de alto desempenho. Por meio destes equipamentos, serão exibidas algumas das principais produções recentes em
VR, premiadas em diversos festivais ao redor do mundo.
Para Bruno Pedroza, diretor criativo da
Broders, este é um marco para o segmento de realidade virtual no Brasil. “Estamos satisfeitos demais em apoiar este espaço, na primeira edição do
Anima Mundi contendo a exibição de curtas de realidade virtual e em 360°. É uma iniciativa histórica do Festival, que contribuirá para impulsionar estas tecnologias e disseminá-las a um público cada vez maior”, comenta.
Ao todo, serão exibidos doze
filmes produzidos por empresas pioneiras como as norte-americanas
Google Spotlight, PenroseStudios, Fable Studios e BaobabStudios, além de estúdios tradicionais de animação, como o
NationalFilmBoardof Canada e a britânica Aardman, todos com propostas muito estimulantes e inspiradoras para a imersão do espectador.
Os curtas-metragens tratam de temáticas diversas. Em um deles, intitulado “
Back tothemoon”, o espectador viaja pelos primórdios do cinema, acompanhado de um ilusionista, uma rainha de copas e um malvado homem verde. Já em
Piggy, o visitante acompanha um simpático porquinho, que encontra um bolo delicioso em seu caminho. Neste, a interação é diferente: enquanto o participante estiver olhando, o porquinho resiste à tentação de abocanhar o bolo. No entanto, basta ele se distrair, para o porco aproveitar e comer o bolo inteirinho. Ambas as produções são assinadas pela
Google Spotlight.
Não deixe de acompanhar o
Coxinha Nerd para mais animação!
THE LAST SHARKNADO | POSTER DO FILME FAZ VOCÊ SE PERGUNTAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO!
APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:
RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: