WandaVision enfim chegou e trouxe com ela uma explosão de novas informações sobre o MCU. Escondidos nas referências aos sitcoms norte-americanos estão inúmeras menções ao MCU que nenhum fã deixou escapar. Separamos algumas referências ao MCU que você não pode deixar de perceber nos dois primeiros episódio da série. 

Confira as séries que chegam esse mês:

A saudação de Sokovia

A tradicional saudação de Sokovia mostrada no primeiro episódio da série faz uma clara referência a forma como Wanda atacou os Vingadores no segundo filme da franquia. Ao colocar aos mãos ao redor das cabeças dos Vingadores, ela conseguiu controlar suas mentes. No momento que ela coloca aos mãos ao redor do Mr Hart, algo pode ter acontecido ali, sem ela saber. 

Dinastia M 

Enquanto Wanda está servindo o vinho para o chefe de Visão e sua esposa, a cena foca no nome do vinho, Maison du Mépris. E qual a surpresa revelada na logo do vinho, que tem um grande M representado. Isso é uma clara referência a Dinastia M, uma minissérie da Marvel Comics lançada em 2005, representando Vingadores: A Queda, onde Wanda Maximoff perde o controle de seus poderes. A tradução do nome do vinho é, literalmente, Casa dos Mistérios, sugerindo que ainda há muito ali que não se sabe.  

Mephisto

Em uma frase do episódio 2, no momento em que as mulheres estão conversando entre si, Dottie fala “O Diabo está nos detalhes”. Nos quadrinhos, sabemos que o poder da Feiticeira Escarlate é potencializado quando está com um demônio que causa caos a Terra. É impossível não pensar em Mephisto, o demônio da Marvel, cuja história está entrelaçada com a de Wanda. Nos quadrinhos, Wanda acaba usando partes da alma de Mephisto para criar seus filhos e ela terminar grávida ao final do episódio é uma grande indicação. 

 

238

O calendário no primeiro episódio de WandaVision marca a data 23 de agosto, ou seja, dia 23 do mês 8. Nas revistas, a HQ Vingadores #238, o Visão é reativado, após ser desativado ao passar por um campo magnético. 

O Ceifador

Ao olhar para a cena animada do Visão, é possível ver o capacete do Ceifador, um grande vilão da Marvel do passado. 

Strucker

Durante o comercial de relógio exibido no segundo episódio, é possível o sobrenome Strucker, referência clara ao Baron Wolfgang Von Strucker, líder da Hydra, cujo símbolo também aparece no relógio. Strucker foi o responsável por dar os poderes a Wanda e Mercúrio no passado, mas ao que parece, o processo foi doloroso, pois só Pietro e Wanda sobreviveram. O relógio também mostra a hora 2:42, que tem um significado. A HQ Vingadores #242 é aquela onde o corpo do Visão é reparado, após ser desativado.

E até mesmo a hora tem um significado, pois a HQ #242 traz o Visão e a Feiticeira Escarlate no centro da história. 

Stark Industries

Howard Stark sempre foi capitalista e voltado para a obtenção do lucro. No primeiro episódio da série, é possível ver um novo produto das Indústrias Stark, algo bem diferente do que o equipamento armamentista clássico que a Stark desenvolvia. E foi assim que conhecemos a torradeira ToastMate 2000. Quando lembramos da relação que Wanda e Pietro tinham com Stark, tudo faz sentido. 

Assine o streaming do Disney Plus e ganhe 07 dias grátis na plataforma para assistir seus filmes e séries favoritas do universo Marvel, Star Wars, Pixar, Disney Animation e muito mais.