Bienal do Livro registra sucesso de vendas e público na retomada dos eventos presenciais

Depois de dois anos sem grandes eventos, estamos de volta com a Bienal do livro de São Paulo, com direito a quebra de recordes e tudo!

Durante os anos de 2020 e 2021 algumas editoras passaram por tempos sombrios, no entanto as redes sociais, mais precisamente o Tik Tok e o Instagram, foram cruciais para propagar a palavra das boas leituras e fomentar esse mercado com tamanha força, que cada estande tem hoje uma estante com “Os queridinhos do Tik Tok”.

Visitamos e conversamos com os responsáveis de algumas editoras que nos contaram sobre o aumento das vendas. A Rocco, só no primeiro dia de evento já havia batido a marca de mais de 3.000 livros vendidos! Já a Record, em cinco dias já havia superado as bienais anteriores; a Arqueiro e a Intrínseca observaram o aumento de 150% nas vendas em relação a 2018. A Submarino, relatou o crescimento de 370% no faturamento só no primeiro fim de semana do evento, em relação a 2018; e entre os livros mais vendidos do Estande estão: Os sete maridos de Evelyn Hugo; Vermelho, Branco e Sangue azul; Lady Killers; Heartstopper (os quatro quadrinhos publicados), Teto para dois; e Amor e Gelato.

 Além dos relatos, perguntamos sobre o sentimento de retorno. Veja o que eles nos disseram:

“Eu acho que todo mundo estava muito ansioso por esse retorno, ficamos dois anos inteiros fazendo live, e a gente conseguiu perceber nesses dois anos de pandemia, como é importante a gente poder tocar nas pessoas, ver as pessoas pessoalmente, ter essa troca que a gente tem com os leitores a tanto tempo e que é importante ver o rostinho das pessoas, sabe? E acho que só pela tela é muito pouco. E estava mais que na hora da gente voltar. gente está muito feliz, e eu acho que as pessoas também estão.” – Juliana Vicente – Comunicação da Editora Rocco

“É muito gratificante, porque a gente que publica livro para o público jovem, sabe a importância que tem esse contato mais próximo com os autores. O leitor adolescente quer estar perto, ele quer interagir seja nas redes sociais, seja nos eventos. Então você poder presenciar esses abraços, esses encontros dos leitores com os autores é muito especial e muito gratificante para gente”. Nathália Dimambro – Editora da Editora Seguinte

“Na verdade estamos desde o ano passado na bienal do Rio com essa retomada, já foi muito especial e agora esse ano aqui em São Paulo – Não faz evento há muito tempo, né?! – então, a gente sabia que seria grande, mas é claro, que está sendo bem maior, então, a gente está muito feliz de encontrar as pessoas, muito contente por estar todo mundo afim de conhecer os novos lançamentos, de encontrar com as pessoas da editora, aproveitar as promoções. Então eu acho que é um momento novo, da gente entender o quanto de gente se apaixonou por livros na pandemia, quanto de gente não lia e passou a ler na pandemia, o quanto de gente que era apaixonado por livro e ficou ainda mais. Acho que os livros, eles salvam a gente dos momentos ruins e na pandemia isso ficou claro pra muita gente. Então acho que é uma retomada apaixonada e a gente fica muito feliz de estar presente em um evento tão grande, como este… E animado pelo que vem pela frente.” – Heloíza Daou – Diretora de Marketing da Editora Intrínseca.

“A sensação é de ver muitos leitores chegando no estande sabendo o que eles desejam, então o leitor está por dentro, o leitor está antenado, ele sabe o que ele quer ler, e ele conhece os autores, ele sabe quais são os lançamentos, então assim, Esse tempo que a gente ficou em casa, foi um momento que o leitor entrou em contato mesmo com a jornada da leitura e descobriu novos gêneros literários e se aventuraram por histórias que eles ainda não estava acostumados a ler.” – Fernando Mercadante – Analista de marketing digital na Editora Sextante/Arqueiro

E pela primeira vez, -que me lembro- os ingressos da Bienal do Livro se esgotaram! O anuncio foi feita pela própria através das redes sociais, na tarde de ontem (08).

A Bienal do livro de São Paulo acontece de 02 a 10 de julho em São Paulo.

LEIA MAIS SOBRE LIVROS