7 Curiosidades sobre os quadrinhos de Riverdale que talvez você não saiba!

Criada em 1939, a MLJ Comics – hoje a Archie Comics – era uma editora de quadrinhos americana que cresceu por conta de seus títulos com seus personagens adolescentes Archie Andrews, Betty Cooper entre outros criados por John L. Goldwater, escritos por Vic Bloom e desenhados por Bob Montana. Sua primeira revista em quadrinhos foi publicada em novembro do mesmo ano intitulada Blue Ribbon Comics.

1. Capitão América é plágio?

Em janeiro de 1940, a editora resolveu criar seu primeiro super-herói patriótico, conhecido como The Shield (ESCUDO), mas que acabou perdendo mercado com a popularidade do Capitão América (Marvel), que teve sua estreia no mercado catorze meses depois. Tal situação consequentemente gerou um conflito judicial entre a MLJ e a editora Marvel, na justiça, alegando que o conceito do patriotismo e do escudo do personagem da Marvel haviam sido inspirados no seu próprio super-herói. Atualmente a Archie Comics ainda possui o Escudo em seu selo de heróis, porém o manto agora possui uma mulher.

2. Riverdale sobrenatural?

Em uma edição da Archie Horror, edição sobrenatural das histórias da Archie Comics, existe um título de quadrinhos do Jughead em que o mesmo acaba virando um lobisomem! Nessa mesma edição Betty é uma caçadora de lobisomens super incrível e vamos dizer que ela não descansará até acabar com o licantropo da cidade. Na primeira temporada já tivemos um easter egg muito sútil sobre isso na série:. Quando Jughead faz aniversário ele vai ao cinema assistir “Lobo americano” com Betty. Recentemente “Jughead the Hunger” está fazendo um crossover com “Vampironica” quadrinhos em que Veronica é uma vampira!

3. Os Blossom’s são trigêmeos?

Nos quadrinhos da Archie Horror, a publicação Blossoms 666 — que conta a história dos Blossom fazendo parte de uma seita satânica — apresentou na sua quinta edição, Julian, o irmão tirado da família quando criança. Julian é o mais velho entre Cheryl e Jason e volta à cidade querendo recuperar tudo que lhe foi tirado por direito. Principalmente a oportunidade de se tornar o anti-cristo!

4. Ethel e Jughead são um casal!

Nos quadrinhos Ethel é uma das personagens que foi sempre louca pelo Jughead. E como o garoto nos quadrinhos ama comer, ela está sempre o alimentando e tentando conquistá-lo pela barriga. Jughead nunca se apaixonou de fato por ela. Mas já teve alguns momentos juntos e várias histórias em que eles eram um casal. Em outras, é mais recentes histórias dos quadrinhos Ethel tem uma mudança em sua personalidade que faz com que a mesma tivesse um relacionamento com Archie Andrews. Andrews não perde uma!

5. Reggie é dono do jornal da escola!

Muito da personalidade e da história que temos de Betty Cooper nos quadrinhos, na verdade é parte da história e da identidade de ninguém mais, ninguém menos que Reggie Mantle. O garoto além de ser um super craque e ser um amigo/inimigo de Archie. Nos quadrinhos vem de uma família quase tão rica quanto os Lodge e seu pai ser dono do jornal mais famoso da cidade “The Riverdale Gazette”.

Reggie é descrito como um jornalista aspirante que usa o termo “liberdade de imprensa” para opinar e falar sua opinião sem ser repreendido por isso em seus artigos difamatórios e controversos sendo editor do jornal da escola Gold And Blue. Reggie nos quadrinhos já se relacionou com a Cheryl, com a Midge, com a Betty ( na maioria das vezes para separar Varchie) e com Veronica (sendo essa a personagem em que é de fato um interesse amoroso do mesmo e com quem ele se casa em algumas edições).

6. Sabrina em Riverdale!

Nos quadrinhos em 1962, Sabrina, é uma “meia-bruxa” (sua mãe é uma humana enquanto seu pai é um bruxo), que vive com suas duas tias, Hilda e Zelda Spellman (ambas bruxas). Sabrina é residente da cidade fictícia Greendale, localizada em algum lugar perto de Riverdale, o lar de Archie Andrews. Em algumas edições e até em animação Sabrina passou um tempo estudando na mesma escola que Archie Andrews!

7. Salem era um boy lixo!

Na edições “O mundo sombrio de Sabrina”, Salem é um familiar que se transformou em gato após engravidar uma bruxa e recusou se casar com ela. Lúcifer então disse que se ele fizesse um bom trabalho protegendo Sabrina, ele poderia voltar a sua forma humana novamente. ‪

Na década de 1990, na série “Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira” o gato Salem era apenas ‘fofuras’. Nessa versão, ele era um bruxo ditador que tentou dominar o mundo, mas acabou sendo amaldiçoado e sendo transformado em um gato, onde fica preso durante 100 anos. Os quadrinhos Salem teve várias versões e fala em praticamente todas, ele nunca deixou de ajudar Sabrina e ser uma voz que a guia na hora de tomar decisões. Deve ser por isso que na série ela só faz besteira!

Riverdale é uma série baseada nos personagens dos quadrinhos da Archie Comics e teve a sua primeira temporada exibida pela primera vem em janeiro de 2017. A série tem um enorme número de audiência e hoje é uma das séries mais esperadas para estrear com a quinta temporada na Netflix.

A sexta temporada de Riverdale estreia no dia 16 de novembro na CW.

LEIA MAIS SOBRE SÉRIES