5 dicas de novos livros para ler em 2024

Imagem de Perfecto Capucine por Pexels

Uma das formas de começar bem o ano é criar listas. Dessa forma, é possível visualizar melhor o que pode ser feito e ter pequenas metas para serem cumpridas. Nesse quesito, os livros também são uma boa opção, ainda mais para quem já gosta de mergulhar em histórias fantásticas e de ficção científica. 

Muito além dos clássicos, como O Senhor dos Anéis e Eu, Robô, há várias obras que foram lançadas recentemente e que merecem atenção. Algumas delas, inclusive, são mais fáceis de serem encontradas no formato digital, ou seja, para e-readers ou outro dispositivo eletrônico. Basta baixar a versão em PDF para poder ler em qualquer lugar. 

Vale notar que, se o leitor só tiver o conteúdo em Word, ele pode fazer a conversão para PDF e assim ler com mais facilidade. O contrário também é possível, e converter PDF em Word é tão fácil quanto. Além de ser mais prática, a leitura digital costuma ser mais econômica. 

Confira a seguir algumas obras que merecem destaque especial na lista do que ler em 2024!

Nenhum acaso – Rafak Kosik

O livro “Nenhum Acaso” é uma obra de cyberpunk inspirada no jogo CD PROJEKT RED, que foi considerado o melhor RPG de 2021. Assim como o game, a história é eletrizante e prende a atenção do leitor desde o primeiro minuto. 

No centro da trama, está o mundo tecnológico de Night City, onde quem tem dinheiro pode conseguir tudo e quem não tem faz tudo para obtê-lo. Nesse contexto, pessoas que não se conhecem são chantageadas para roubar um contêiner – que possui algo que eles também não sabem o que é. Além de trabalharem em equipe, eles precisam tomar cuidado para não revelarem os próprios segredos. 

Longas lâminas – Irvine Welsh

Neste livro, Irvine Welsh, que também escreveu a obra Trainspotting, mostra que às vezes a justiça é uma lâmina cega. A trama é centrada no assassinato de um membro do parlamento, que era racista, corrupto e depravado. Na lista de suspeitos há políticos e até pessoas marginalizadas, que foram alvo da crueldade da vítima. 

Quem está em busca da verdade sobre o crime é o detetive Ray Lennox, personagem que também aparece no livro Crime. Mais do que saber quem foi o responsável pelo crime, a história busca questionar quem de fato é a vítima da situação. 

Kanela – Neil Gaiman

Lançado no final de 2023, Kanela é mais um livro que promete encantar os fãs do prestigiado Neil Gaiman, autor também de Coraline e Sandman. Nessa obra, o escritor conta a história da princesa Kanela que desde menina não enxergava nem falava. Os pais dela fizeram de tudo para reverter isso, inclusive ofereceram recompensas para quem desse voz à pequena. 

Após a chegada de um tigre ao palácio, a trama começa a mudar. Kanela descobre uma série de emoções, como medo, dor e amor. Por vezes cômico e por vezes inspirador, o livro é uma história interessante para pessoas de diversas idades e vivências.

O cálice dos deuses – Rick Riordan

Depois de quase 10 anos de espera, os fãs de Percy Jackson têm mais uma aventura para aproveitar. Nessa história, o filho de Poseidon se prepara para uma grande missão: entrar na faculdade. Porém, nada na história de Percy é comum e, em vez de um “simples” vestibular, o jovem terá que cumprir três desafios para ter as cartas de recomendação dos deuses do Olímpio. 

Quem já leu os outros livros da série sabe o quanto Percy é um personagem divertido e ao mesmo tempo sagaz. Nessa obra, o espírito jovial dele permanece, e os leitores até poderão se identificar em alguns momentos – ainda que não precisem enfrentar as missões dos deuses da mitologia.

Os filhos de Askar – Amanda Dias

Apesar de os livros estrangeiros de fantasia serem bastante populares, há obras nacionais que estão se destacando, como “Os filhos de Askar”. Escrito pela mineira Amanda Dias, a história é o começo de uma trilogia que mergulha na mitologia nórdica. 

A trama mostra como o Rei Einar preparou os filhos para as primeiras expedições em busca de tesouros. Mesmo sendo irmãos, cada personagem tem a sua personalidade distinta, que é bastante explorada no livro. Além de destacar as dualidades de cada um, a história ainda mostra conflitos, conquistas e até momentos de romance. 

Encontrar um livro mais geek com pitadas de fantasia e ficção científica é uma tarefa fácil, porque há diversas obras com essa temática. O desafio, porém, está em selecionar as primeiras histórias a serem lidas. Neste artigo, há cinco obras recentes de autores renomados ou de novos escritores que prometem mexer com a imaginação dos leitores. Vale a pena organizar a rotina em 2024 para mergulhar nessas e em outras histórias envolventes!