A quarta e última temporada de 13 Reasons Why, chegou na Netflix, e inesperadamente, surpreendendo todas as expectativas, tivemos a aparição de Hannah Baker (Katherine Langford). Surpreende principalmente pela atriz, depois de no fim da segunda temporada ter se manifestado, como despedida, agradecendo todo o tempo que esteve no show.

Para quem não lembra, a série estreou adaptando o romance de Jay Asher, e acompanhou o suicídio de Hannah Backer e a narração dos motivos que a levaram aos extremos através de 13 fitas.

Mas mesmo após a atriz dizendo que não voltaria, porque ela apareceu no último ano do show?

Acontece que Clay nunca aceitou de fato a morte de Hannah; mesmo após a despedida no segundo ano da série, ele ainda remoía o acontecimento, principalmente por não entender -de fato- o motivo de estar em uma das fitas. Ele sentia vergonha, culpa, e Luto.

Clay acabou desenvolvendo com isso, um complexo de salvador, o que acarretou danos mentais e emocionais sérios. Esse trauma o acompanhou por todas as temporadas.

Ele acreditou piamente que poderia ter salvado a Hannah, e com isso precisava salvar seus amigos, e impedir que outras pessoas inocentes morressem. O que acabou não dando muito certo.

E a quarta temporada chega como um “tapa na cara” de Clay, a fim de provar que ele não consegue salvar todos. E quando finalmente ele começa a se tratar, isso vem a toda e ele é forçado a enfrentar que ele não poderia salvar todos, inclusive a Hannah.

A Catarse final do personagem de aceitação, só vem, de fato, quando ele e seus amigos se formam. Sentados nas escadas do Ginásio, Clay vislumbra a Hannah, assim como no episódio 5 da primeira temporada. A cena é praticamente a cópia da cena do Baile de Inverno, e é o momento que Clay percebe que tinha sentimentos por ela.

Esse momento era o que ele precisava para compreender que precisava enfim chegar em frente, é como se ao se despedir da escola, ele estivesse se despedindo de tudo que aconteceu, inclusive Hannah. Enquanto a observa, ele e Justin (já morto) conversam sobre o quanto a morte de Hannah o machucou e como ele nunca se recuperou.

O fato de logo em seguida, uma menina aparecer convidando-o para um café, mostra que agora sim, Clay seguirá em frente.

Concluindo…
A aparição de Hannah, não somente oferece para os fãs um desfecho significativo, como comprova que ela somente foi o estopim para tudo que o show iria tratar, que é a saúde mental dos jovens.

Clay, certamente foi um dos mais afetados em meio ao Caos, e se pensarmos quantos outros Clays não existem ai do seu lado e talvez você nem saiba?!

Precisamos olhar ao nosso redor e cuidar de nossos jovens, ao menor sinal de mudança… Mais uma vez 13 Reasons Why se mostrou necessária e significativa, com um desfecho que certamente nos fornece um “q” de esperança assim como o Showrunner disse que seria.

Na temporada final da série, a Classe Sênior da Liberty High School se prepara para a graduação. Mas antes de se despedirem, eles terão que manter um segredo perigoso enterrado e enfrentar escolhas de partir o coração que podem alterar suas vidas para sempre.

Lembramos que 13 Reasons Why é uma série destinada a maiores de 18 anos. Por conter assuntos complicados e intensos da vida real, é orientado que se procure ajuda em caso de gatilhos mentais. Procure organizações especializadas como SaferNetCVV e Instituto Vita Alere, se precisar de ajuda. Sua vida vale muito, lembre disso! No Youtube, você encontra conteúdos explicativos dos atores da série com alertas sobre os temas: BullyingDepressãoEntendendo consensoAbuso de drogas e álcoolViolência armada e Falando com o seu filho adolescente.

Todas as temporadas de 13 Reasons Why estão disponíveis na Netflix.

VEJA MAIS SOBRE SÉRIES