10 livros da DarkSide que inspiraram filmes e séries

O gênero do terror/horror é fruto de curiosidade através dos anos, e nos últimos este se tornou um dos favoritos dos leitores. A DarkSide Books, editora especializada no gênero, completa 10 anos no próximo dia 31 de outubro, e para celebrar, listamos aqui 10 livros que serviram de inspiração para filmes e séries. Confira:

Bom dia, Verônica | Raphael Montes e Ilana Casoy

Adaptado no formato de série pela Netflix, com o mesmo nome. A rotina da secretária de polícia Verônica Torres era pacata, burocrática e repleta de sonhos interrompidos até aquela manhã. Um abismo se abre diante de seus pés de uma hora para outra quando, na mesma semana, ela presencia um suicídio inesperado e recebe a ligação anônima de uma mulher clamando por sua vida. Verônica sente um verdadeiro calafrio, mas abraça a oportunidade de mostrar suas habilidades investigativas e decide mergulhar sozinha nos dois casos. Um turbilhão de acontecimentos inesperados é desencadeado e a levam a um encontro com lado mais sombrio do coração humano.

Butcher Boy: Infância Sangrenta | Patrick McCabe

A história originou um filme de 1998 que recebeu no Brasil o título de Nó na Garganta. A infância é um período de descobertas, em que a imaginação corre solta. Em suas mentes, as crianças dão contornos de fantasia até mesmo aos aspectos mais monótonos e indigestos de sua realidade e, assim, transformam sua vida em aventura. Francis “Francie” Brady, o protagonista de Butcher Boy: Infância Sangrenta, tem essa imaginação poderosa que pode temperar a vida de uma criança, mas também algo a mais. Por trás de uma presumida fachada de inocência, se esconde um coração que pulsa com violência, revolta e indignação. Neste perturbador romance, o escritor irlandês Patrick McCabe nos oferece uma reflexão sobre o poder insidioso do ambiente na construção da ética infantil. Submetido à uma situação opressiva devido a sua classe social, sua condição familiar e sua religião, o jovem Francie prova que as crianças, definitivamente, não ficam imunes ao mundo no qual estão inseridas. Assim como clássicos sobre a maldade infantil O Senhor das Moscas, de William Golding, Menina Má, de William March, e Fábrica de Vespas, de Iain Banks, Butcher Boy: Infância Sangrenta nos leva para um universo onde a crueldade e a sociopatia não são prerrogativas dos adultos. Butcher Boy: Infância Sangrenta é um retrato panorâmico na história desse menino que acabou trabalhando no açougue abatendo porcos.

O Mal nosso de cada dia | Donald Ray Pollock

Adaptado pela Netflix no formato de filme chamado o Diabo de cada dia, com Tom Holland e Robert Patinson no elenco.

Em uma cidade esquecida no interior de Ohio, a esposa de Willard Russell está à beira da morte, não importa o quanto ele beba, reze ou faça sacrifícios e oferendas. Com o passar dos anos, seu filho Arvin, uma criança negligenciada, torna-se um homem frio e cruel. Em torno deles, circula um nefasto e peculiar grupo de moradores ― um insano casal de assassinos em série, um pastor que come aranhas e um xerife corrupto ―, todos entrelaçados numa viciante narrativa da mais corajosa e sombria lavra americana.

Cherry: Inocência perdida | Nico Walker

O livro foi adaptado pela Apple TV+ como filme, estrelado por Tom Holland.

Um relato explosivo e corajoso, com fortes contornos autobiográficos, Cherry: Inocência Perdida, romance de estreia de Nico Walker, expõe com crueza a violência da guerra, o ambiente nocivo da obsessão bélica dos EUA, a dependência das drogas e os rumos perigosos e autodestrutivos de um protagonista vívido como a realidade. Este não é um livro sobre redenção; é uma história sobre relacionamentos destrutivos, potenciais desperdiçados e oportunidades perdidas.

Psicose | Robert Bloch

Psicose é simplesmente um dos clássicos dos clássicos cinematográficos de Alfred Hitchcock e mais recentemente foi a inspiração para a série Bates Motel.

O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.

O bebê de Rosemary | Ira Levin

Serviu de inspiração para o clássico filme homônimo. Rosemary Woodhouse parece ter, finalmente, realizado todos os seus sonhos. Casada com um jovem ator por quem é apaixonada, logo muda-se para um apartamento aristocrático no imponente e prestigiado edifício Bramford. O prédio, célebre pela arquitetura vitoriana e pelos residentes famosos, é um cenário idílico para emoldurar o nascimento de uma grande paixão. Um início perfeito para uma jovem romântica, que planeja se dedicar à família e às alegrias do lar. Poucos meses após a mudança, Rosemary é agraciada pela semente divina da vida. A felicidade transborda de seu corpo e o fruto de seu ventre é aguardado com entusiasmo pelo marido e pelos novos vizinhos. No entanto, o sol brilha por pouco tempo, e o universo melancólico e assustador vai ganhando forma e sufocando, pouco a pouco, a jovem mãe, o bebê e os leitores.

Advogado do Diabo | Andrew Neiderman

O livro inspirou o filme dos anos 90 de mesmo nome estrelado por Al Pacino, Keanu Reeves e Charlize Theron. Nossa vida é feita de pactos. Não foi diferente para o jovem e ambicioso Kevin Taylor quando se associou ao escritório aparentemente edênico de advocacia criminal John Milton & Associates, em Manhattan, transformando ele em uma celebridade da advocacia e o colocando no topo de uma cadeia duvidosa de valores que caminham entre o bem e o mal. Diante do jardim das delícias terrenas, acompanhamos a vida de um casal que passa a ter o mundo aos seus pés. Em um ambiente hedonista e obscuro, as sombras ganham vida. Kevin começa a ver o mal emergindo por trás da fachada da “justiça dos homens” conquistada por seu escritório.  

Drácula | Bram Stoker

Inpirou a adaptação cinematográfica de esmo nome. A obra atemporal de Bram Stoker narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. O grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, dr. Van Helsing e dr. Seward tenta impedir que a vil criatura se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX.

Tubarão | Peter Benchley

Tubarão é o clássico romance de Peter Benchley que deu origem ao primeiro blockbuster de Spielberg.

A história se passa em Amity, um balneário ficcional situado em Long Island, Nova York. Quando o corpo de uma turista é encontrado na praia o chefe de polícia Martin Brody ordena o fechamento das praias da região. O prefeito Larry Vaughan, porém, mais preocupado com o dinheiro dos veranistas, consegue abafar a notícia e libera o banho de mar na cidade. O banquete está servido.

O corvo | James Barr

O livro  de James Barr inspirou o icônico filme estrelado por Brandon Lee.

A obra é uma oportunidade de reviver e de conhecer os anos 1980 por um viés bastante sensível e belo, que perpetua o legado da obra original: a poderosa jornada de um anjo vingativo e a celebração do amor verdadeiro, de forma tão intensa, inteligente e inesquecível como sua concepção original

A DarkSide® Books se tornou uma referência entre as novas editoras do mercado e mantém uma relação intensa de admiração e troca com seus fãs e seguidores, que não deixam de acompanhar, curtir, sugerir títulos e cobrar lançamentos com a Caveirinha. Conheça mais livros aqui! LEIA MAIS SOBRE LIVROS