O Wii U, o primeiro console da nossa geração a unir a TV a uma tela touch acoplada ao controle, abriu aos desenvolvedores de games uma inovadora oportunidade: a interação palpável direta com o jogo, uma das mais bem elaboradas depois da interação direta corporal através do Kinect da Microsoft. Com um toque, você movimenta seu inventário, faz passagens se erguerem para Mário e seus amigos passarem, acaricia seu pet, ataca seu inimigo…  Ou simplesmente joga e deixa a TV livre para sua mãe ver a sagrada novela das oito ( a minha prefere ver animes 😉 ).

Zombi U, criação da Ubisoft (desenvolvedora das franquias “Assassins Creed” e “Just Dance“), foi um dos primeiro games a ser disponibilizado para o console aqui no Brasil, sendo em alguns casos, até o game padrão vendido juntamente com o mesmo. Nele, você é um sobrevivente em um tradicional mundo pós apocalíptico das histórias de zumbi. Neste caso, a origem de tudo foi um patógeno que havia sido profetizado por John Dee, astrônomo dos anos de 1607, em quem poucos tiveram fé. Aqueles que acreditaram, formaram a sociedade secreta dos Ravens of Dee – Os corvos de Dee, se preparando para o pior que estaria por vir. É graças a um membro deste grupo que você, caro jogador, sobreviveu. E é pela orientação dele que sua história no jogo se desenvolve.

Zombi_ubisoft

O game, em sua versão original para Wii U, contava com o foco sendo na TV, onde você via em primeira pessoa a visão de seu personagem, seu objetivo e, quando ferido, o quanto de HP você perdeu. Quaisquer outras informações ficariam reservadas ao gamepad, sendo elas seu inventário, seu mapa, status, radar, scanner e afins. A graça nisso tudo é que no televisor a sensação de solidão e de imersão é grande, uma vez que aqueles montes de informações que os jogos normalmente trazem nas margens não estariam ali. Ainda, como em certos momentos você deve dar foco total ao gamepad e o jogo não te deixa pausar para isso, a possibilidade de se ficar suscetível a um ataque surpresa é enorme, o que aumenta muito a quantidade de sustos.

zombiu_gamepad

Ao contrario da maioria dos jogos de zumbi, o foco neste jogo não está na sobrevivência em si, mas na história, na exploração, nos desafios e puzzles. O sucesso do jogo fez com que nessa semana ocorresse o lançamento de uma adaptação de Zombi U, agora só Zombi, para Steam, Playstation 4 e Xbox One. O medo dos fãs com a noticia? Que o jogo ganhasse a fama de ruim, uma vez que não teria mais o gamepad para dar suporte a imersão e interação com o jogo.

zombiu_steam

Eu ganhei uma copia do game um dia após o lançamento e experimentei, tanto no modo normal como hard. O que posso dizer dele é que sim, o jogo perdeu um pouquinho da graça e ficou um pouco mais fácil, mas não é nada que comprometa a qualidade dele, ou algo do tipo. Era mais interessante utilizar o gamepad como scanner, tocar na tela para usar o radar e as demais funções dele, mas a Ubisoft fez um ótimo trabalho de adaptação. Para a tela ainda nos passar a sensação de solidão, alguns dados esmaecem até sumir como a bateria da lanterna, enquanto preserva outros, como o mapa. O seu inventário, quando aberto, ocupa toda a tela e não pausa o game, ainda favorecendo os ataques surpresa. Sem contar que essa adaptação trouxe pra nós duas novas armas e, uma segunda opção de luminosidade da lanterna, mais forte, que acaba mais rápido com a bateria e chama mais a atenção dos zumbis. Prestar atenção no seu uso se tornou ainda mais importante, afinal ninguém gosta daqueles looooongos 30 segundos de breu e barulhinhos estranhos.

zombi_gameplay

Mas, eu ainda lhes garanto, o jogo é muito bom e vale a pena conferir, ainda mais agora, que todos podem ter acesso! Para os interessados, ZumbiU está disponível somente para WiiU e conta ainda com o multiplayer. Ele é comercializado nas opções por Download e Mídia física, a partir de US$29,99. Já sua versão alternativa, Zombi, está disponível, por hora, somente via Download. Na Steam, você pode comprá-lo por R$40,00, mesmo preço para os consoles. O diferencial, neste caso, está no multiplayer que não foi incluso e não existe ainda previsão para tal.

E ai? Você já jogou Zombi ou Zombi U? O que achou disso? Deixe o seu comentário para a gente!
Eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado! Beijinhos e até a próxima!