Como já pudemos perceber, 2016 foi o ano em que as empresas resolveram entrar no mercado de realidade virtual. A Google, que já anunciou seu próprio óculos VR, agora cria o aplicativo Youtube VR, levando a maior plataforma de streaming de videos de todas para dentro desse novo mundo.

A gigante das buscas já havia entrado no mercado VR desde o lançamento do Google Cardboard, que era um projeto para qualquer um ter seu próprio óculos de realidade virtual, utilizando apenas alguns materiais como papelão e lentes especiais. Esse ano ela apresentou o DayDream, seu óculos mais robusto e já pronto para as novas tecnologias do ramo.

Agora quem já possui o DayDream pode utilizar o primeiro e mais novo aplicativo compatível com ele, o Youtube VR. Basicamente ele troca o player padrão 2D da plataforma de vídeos para um formato totalmente interativo e 360º. Além de ver os vídeos já prontos para a realidade virtual, os vídeos tradicionais serão apresentados com muito mais imersão.

O sistema de navegação é bem simples, com poucos botões para apertar e mais vídeos para curtir. O aplicativo aceita facilmente comandos de voz, o que facilita mais ainda o seu uso. Além de tudo, o áudio dos vídeos é reformulado de uma forma com que ajude a experiência a ser ainda mais imersiva.

Por enquanto o app só está disponível para Androids com o óculos DayDream View da Google. Ele já pode ser baixado na Play Store dos EUA, mas deve ser liberado para o Brasil em alguns meses. A companhia ainda comentou que pretende lançar a plataforma para outros óculos, como o Gear VR da Samsung, mas não se sabe quando isso irá acontecer.

O que você achou da novidade? Mais um passo importante para o mercado VR? Não deixe de comentar aqui em baixo e em todas as nossas redes sociais: é tudo COXINHANERD!

Leia mais sobre Google e Tecnologia