Este post é uma contribuição da equipe do Buscapé para a Coxinha Nerd! Olá pessoas! Quem aí já pensou em comprar protetores para o controle do Xbox 360? Vamos falar a verdade, este é um assunto meio polêmico, pois vemos pessoas que são totalmente contra o protetor de controle e outras que acham a ideia válida.

Mas você já parou para pensar por que você deveria (ou não) comprar um protetor de controle? Vamos fazer uma listinha de vantagens e desvantagens de se usar capinhas para o controle do Xbox 360, quem sabe assim você mude de ideia… Ou não…

Vantagens

Proteção: O intuito principal da capinha para controle de videogame é a proteção, seja contra arranhões ou     quedas. Ele realmente protege, mas isso vai depender muito do material que compõe a capinha do controle. Para quem não gosta da capinha, existe a opção de cases para guardar o controle depois da jogatina.

Sujeira: Se você tem um controle de Xbox branco e joga com frequência, já deve ter percebido que ele acaba amarelando com o tempo (principalmente se você joga comendo). Se você optar por usar uma capinha protetora isso se resolve. Mas preste atenção para comprar uma que cubra os espaços entre os botões, se não a sujeira ficará concentrada lá! Se você é contra a capinha, a opção é fazer uma limpeza rotineira.

Antiderrapante: Algumas pessoas suam ao jogar ou tem até mesmo a mão meio leve. Acontece… Existem algumas capinhas que vem com “bolinhas” antiderrapantes ou feitas de um material especial que ajudam em casos como esses.

Estilizadas: Nem todas as capinhas são para proteger, é fácil encontrar algumas que tem um design legal que acabam estilizando seu controle.

Sem título

Desvantagens

Sujeira: Dependendo do protetor de controle que você comprar é possível que a sujeira se acumule nas partes que estão desprotegidas. Lembre-se que mesmo que ela proteja entre os botões você deve tirar a capinha e limpar o controle pelo menos uma vez por mês.

Descaracteriza o controle: Sim! Foi falado que existem capinhas mais “bonitinhas” para o controle, mas há muitos gamers que acreditam que a capinha, além de atrapalhar, tira a beleza do controle do Xbox, mesmo que a beleza se encontre em um pretinho básico.

Dificulta o uso do teclado: O Xbox tem várias funções e em algumas o uso do teclado acoplado ao controle ajuda na navegação. As capinhas de controle tem uma abertura onde é possível acoplar o teclado, mas por ficar entre o controle e o teclado, nem sempre a conexão fica estável.

Controles temáticos: Existem no mercado vários controles temáticos e com certeza você vai querer cuidar bem do seu, mas a capinha não vai ser a melhor opção. Mesmo que você compre uma capinha com um material semitransparente, ela com toda certeza, vai tirar o brilho do seu controle temático.

Vantagens e desvantagens sempre existem, mas esperamos que esta pequena lista tenha ajudado vocês a decidirem comprar ou não uma capinha protetora de controle.