Quem está no Facebook, sabe que os joguinhos sempre estiveram presentes por lá. Claro que alguns amam e outros odeiam. Eu vou confessar: sempre gostei de jogar, mas sempre detestei receber os convites! kkkkkkkkkkkkkk… Ok, o objetivo é que os jogos sejam “tão sociais quanto a rede”… Mas, claro que, assim como eu posso preferir progredir sozinha num jogo que ache legal, sem depender de ninguém, outros PRECISAM de companhia. E esse é o caso do xadrez, onde medir raciocínio e estratégia com o oponente é o ponto fundamental de jogar.

Por isso, eu tenho de tirar meu chapéu para o Títio Mark! Quem tem Facebook acaba, por consequência, utilizando o Messenger pra trocar mensagens com os amigos. E o chat, vejam só, esconde um pequeno segredo! Existe um jogo de xadrez ali, oculto dentro dele e só esperando você digitar o comando certo para iniciar uma partida! A vantagem disso? Não tem convites pipocando na sua Timeline e, o jogo não se perde. Sim, você pode perder a conexão, deixar pra fazer sua jogada daqui uma semana (enlouqueça o amigo! kkkkkk) e não se preocupar em esquecer o ultimo movimento, porque basta voltar a conversa e pronto! A imagem com a ultima jogada feita e uma mensagem de quem está com a vez na jogada estarão lá, pra te lembrar! E ninguém pode trapacear assim… Nada chato pros fãs do xadrez, né?

Tá, Lu! Para de encher a linguiça, que eu já entendi! Como se ativa o jogo? 

Pra jogar, é bem simples! Você vai digitar o comando @fbchess play na conversa do amigo escolhido. O tabuleiro vai surgir como uma imagem e ditar as cores e o primeiro a jogar.

O mais difícil é se lembrar dos comandos para jogar.  Primeiro, a identificação das peças, que é feita por letras maiúsculas:

– K para o Rei 

– Q para a Rainha 

– B para o Bispo

– N para o Cavalo

– R para a Torre 

– P para o Peão

O jogador deve digitar @fbchess e logo após a letra correspondente à peça, sem esquecer de usar letra maiúscula e, identificar a casa para onde ela deverá ir com letras minúsculas e números. Assim, se você digitar o comando @fbchess Pe4, por exemplo, o peão será movido para o quadrado que se encontra na junção das linhas “e” e 4, se @fbchess Nbd2, o cavalo que está na casa b será movido para o quadrado que se encontra na junção das linhas “d” e 2.

Parece divertido, não acha? Então convide algum amigo fã de xadrez e bom jogo! Beijinhos e até a próxima!

FONTE: http://metro.co.uk/
Compartilhe: