A APPLE REVELOU NA WWDC 2017 O AGUARDADO IOS 11!

A Apple realizou nessa segunda-feira (05 de junho), o WWDC 2017, evento anual da maça que apresenta todas as grandes novidades da empresa para o futuro, incluindo os novos modelos de seus principais produtos e novos aplicativos e softwares que vão balançar o mercado nos próximo meses.

No palco do evento, o CEO da Apple, Tim Cook anunciou oficialmente o iOS 11. A próxima grande atualização do sistema operacional para os milhões de iPhones e iPads irá melhorar as tecnologias “core” que dão todo o poder do OS e também irá introduzir inúmeros novos recursos voltados aos usuários.

A primeira mudança para o iOS 11 foi demonstrada por Craig Federighi no palco da WWDC. Conforme revelado, a partir de agora as conversas serão todas sincronizadas entre iCloud, iOS e macOS. Se o usuário apagar uma mensagem em seu iPhone ou iPad, isso irá automaticamente se refletir em seu Mac. Anteriormente, era necessários lidar com notificações e deletar inúmeras vezes as conversas em cada dispositivo.

APPLE PAY:

Outra novidade anunciada foi a expansão do Apple Pay, que a partir de agora incluirá pagamentos de pessoa para pessoa, levando a Apple ao Venmo e ao Square Cash. O iOS 11 irá introduzir o Apple Pay Cash Card, onde usuários irão guardar seus fundos recebidos em transições com outras pessoas únicas. Esse dinheiro poderá ser transferido para contas bancárias pessoais.

SIRI:

A Apple também anunciou melhorias na Siri. Essas melhorias farão a assistente de voz soar mais natural ao responder aos usuários. Adicionalmente, Siri será agora capaz de fazer traduções de outras línguas, como por exemplo do Inglês para o Chinês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol. Nada do Português foi falado.

A Siri também ficará mais esperta na hora de passar sugestões. Segundo as informações de Fiderighi, Siri dará sugestões baseadas nas pesquisas recentes do usuário no Safari, News, Mail, Mensagens e mais. Por exemplo, Siri aprenderá tópicos que um usuário está interessado enquanto ele pesquisa no Safari, e então sugerirá enquanto estiver escrevendo no Mail, Mensagens e outros aplicativos.

NOVOS TRUQUES NA CÂMERA:

O iOS 11 permitirá aos usuários a utilização do Modo Retrato em imagens com estabilização óptica, com flash ou em HDR. Novos efeitos em Loop e Bounce poderão ser aplicados a Fotos em Tempo Real, tendo um auxílio do uso da High Efficiency Image File Format (HEIF), novidade que irá reduzir a quantidade de armazenamento que as fotos ocupam nos iPhones.

CENTRAL DE CONTROLE:

No iOS 11, a Apple refez completamente a Central de Controle, que é o painel de controle onde os usuários pode acessar frequentes e importantes configurações ou apenas trocar de músicas enquanto estiverem ouvindo-as.

NOVIDADES PARA O IPAD:

O iPad estará ganhando uma atenção especial com o iOS 11. A Apple está fazendo da dock do iPad algo similar com a do Mac, permitindo aos usuários adicionar a quantidade necessária de aplicativos.

Novos movimentos com os dedos na hora de arrastar e soltar permitem ao usuário acesso rápido com a movimentação de por exemplo uma imagem trocando de tela para o Messenger. Mesmo sendo coisas simples, isso mostra o cuidado que a empresa vem tendo ao levar o iPad a um novo nível.

O iOS 11 também irá agora preservar o emparelhamento de aplicativos para o iPad quando o usuário estiver trocando de app. É basicamente o equivalente do Mac’s Space, mas agora no iPad. Isso significa que agora é possível manter dois aplicativos juntos quando mudar para outro app, e retornar facilmente para eles sem ter que configurar a tela split-screen novamente.

APP DE ARQUIVOS:

A Apple irá trazer administração de arquivos ao iPad com o iOS 11. O novo aplicativo de arquivos, irá dar aos usuários uma simples visualização em seu dispositivo e também aqueles que estão armazenados com serviços da Nuvem incluindo o iCloud, Dropbox, OneDrive e muitos outros.

MAPAS INTERIORES:

O Apple Maps estará disponibilizando aos usuários mapas interiores para aeroportos e shoppings em algumas poucas cidades. Os layout de alguns Shoppings estarão disponíveis para as seguintes cidades: Boston, Chicago, Hong Kong, Londres, Los Angeles, Nova York, Philadelphia, San Francisco, San Jose, Tóquio e Washington DC.

Em relação aos aeroportos, a Apple tem os layout de mais ou menos 20 grandes aeroportos incluindo os localizados nos Estados Unidos e os localizados internacionalmente.

MAIS MELHORIAS AO APPLE MAPS:

O iOS 11 também adicionará novas melhorias ao Apple Maps enquanto o usuário estiver no volante de um carros. Orientação de Pista e Limites de Velocidades devem ajudar muitos a dirigir melhor em estradas desconhecidas.

O mais incrível é uma nova medida de segurança: Do Not Disturb While Driving (Não Pertube Enquanto Estiver Dirigindo) irá livrar muitos motoristas de possíveis distrações quando seus olhos devem se manter focados na estrada. Mensagens de texto não serão mostradas, embora os remetentes tenham a opção de responder com “urgente” em casos de algo importante.

APPLE MUSIC E OUTROS DISPOSITIVOS MUSICAIS:

Conforme revelado por Craig Fiderighi no palco, o iOS 11 irá introduzir suporte para áudio multi-janela entre iPhones, iPads e uma série de outros dispositivos.

Além disso, a Apple Music estará adicionando um elemento muito pedido pelos fãs, que irá mostrar ao usuário qual de seus amigos estão atualmente escutando músicas no serviço. Assim como no Spotify, será dada a opção de escutar músicas em uma maneira privada caso não queira que os outros vejam o que está fazendo no momento.

UMA RENOVADA APP STORE:

A App Store estará maior do que nunca no iOS 11. Há uma nova categoria chamada de “Hoje” que irá mostrar os principais lançamentos do dia, além da seção de Jogos ter uma categoria exclusiva a partir de agora. Há também um novo e gigantesco aspecto na loja, a ferramenta how-tos, vídeos que irão ensinar de uma forma mais detalhada como utilizar selecionados aplicativos. Outra novidade inclui a capacidade dos desenvolvedores listarem seus aplicativos na App Store, uma maneira muito melhor do que deixar os usuários procurarem pelos apps soltos na loja.

ARKIT:

A Apple está montando uma realidade aumentada diretamente no núcleo do iOS, dando aos desenvolvedores ferramentas que eles precisam para misturar o entretenimento digital com o mundo real, o Arkit.

 

De acordo com a própria maça, o iOS 11 ficará disponível no outono americano para o iPhone 5s em diante, todos os modelos iPad Air e iPad Pro, a quinta geração do iPad, iPad mini 2 em diante e a sexta geração do iPod Touch. É bom notar que algumas ferramentas irão exigir novos hardwares.

Veja mais sobre a WWDC e Tecnologia