Qual usuário do Wii que nunca usou a desculpa “Não estou jogando videogame, estou me exercitando” que atire a primeira pedra! Isso mesmo, todo mundo aqui que tem o balance ou os games de dança ou treinamento físico sabe muito bem que aquela contagem de calorias e acompanhamento de emagrecimento ou fortalecimento muscular são uma maravilha tecnológica do conforto… E assim o Wii ganhou uma super popularidade ao longo dos anos. Principalmente com os pais dos tais “filhos de apartamento” que não tem mais o hábito de deixar seus pimpolhos correndo pelas ruas das grandes cidades com medo de sequestros e assaltos. Tornou-se uma desculpa para manter seu filho enclausurado dentro de casa. Eu recrimino essa decisão? Mas é claro que não, sou uma adepta assídua do Wii e ninguém me tasca! 😉 Mas pelo que andei lendo por aí… As coisas estão mudando na imagem do nosso precioso, vejam só:

 

Os jogos como boxe, tênis e danças virtuais em videogames podem não estar ajudando as crianças a satisfazerem suas necessidades diárias de exercícios de acordo com um estudo dos Estados Unidos. Pesquisadores constataram que crianças que jogaram videogames considerados “ativos” em um Nintendo Wii não realizaram mais atividades físicas moderadas ou vigorosas do que aquelas que jogaram games para os quais podiam ficar sentadas no sofá, de acordo com estudo da Baylor College of Medicine, em Houston, Texas.

 

Alguns pesquisadores de saúde pública tinham a esperança de que os videogames ativos servissem como alternativa a brincadeiras ao ar livre e esportes, permitindo que as crianças realizassem ao menos parte das atividades físicas de que precisavam, especialmente no caso daquelas que vivem em bairros poucos seguros, nos quais nem sempre é viável brincar na rua.

 

“Esperávamos que jogar videogames pudesse de fato resultar em elevação considerável da atividade física das crianças”, afirmou Tom Baranowski, líder da equipe de pesquisa do Baylor. “Francamente, ficamos chocados ao constatar que não existe diferença alguma”, acrescentou.

 

Para o estudo, eles distribuíram consoles Wii a 78 crianças que não tinham um aparelho desse modelo anteriormente. Metade dos participantes pôde escolher jogos ativos de sua preferência, a exemplo de Wii Sports ou Dance Dance Revolution-Hottest Party 3, e a outra metade pôde escolher jogos de baixa atividade a seu gosto, tais como Disney Sing-It Pop Hits ou Super Mario Galaxy.

 

Na metade do estudo, publicado pela Revista Pedriatics, as crianças – todas de 9 a 12 anos com peso acima da média – puderam escolher um segundo título, da mesma categoria que sua escolha original. Baranowski e seus colegas acompanharam as crianças por 13 semanas, testando seus níveis de atividade física por meio de um aparelho de mensuração de movimento conhecido como acelerômetro. Os participantes usavam acelerômetros em seus cintos durante quatro diferentes períodos de uma semana de duração, ao longo do estudo, o que permitiu à equipe de pesquisa determinar os seus momentos sedentários, de exercícios leves ou de exercícios moderados a vigorosos.

 

Nas semanas um, seis, sete e doze, crianças no grupo de jogos ativos tiveram uma média de 25 a 28 minutos de atividade moderada ou vigorosa a cada dia, comparado com 26 a 29 minutos para aqueles do grupo de jogos inativos. É possível que as crianças que usaram jogos ativos tenham queimado calorias adicionais sem que o aparelho tenha registrado o fenômeno – por exemplo, ao moverem mais os braços em um jogo de boxe, disse Jacob Barkley, cientista do exercício na Kent State University, Ohio. Ele não fez parte da equipe que conduziu o estudo. Acho que to concordando com esse tal de Jacob hein? Como pode a gente pular daquele jeito de um lado para o outro, para cima e para baixo, ficar suado da cabeça aos pés, ver emagrecimento evidente e um carinha dizer que não estamos perdendo nada? O que ele quer que percamos mais? Hein? Hein? Hein?

 

“Talvez o Wii não eleve muito a atividade física”, disse Barkley à Reuters Health. “Mas pode elevar o dispêndio de calorias um pouco mais que um jogo sedentário tradicional, e usá-lo todos os dias pode ter efeito cumulativo benéfico”.

 

Sinceramente, eu não sei se essa pesquisa foi encomendada pela galera do Playstation ou pela galera do Xbox, mas que não me convence, não me convence mesmo! O resultado em algumas semanas para crianças com metabolismo completamente enlouquecido com crescimento pode não ser o padrão esperado por cientistas e médicos. Eu acho que deveria ter colaborado com informações nesse artigo os médicos de clínicas de reabilitação para acidentes traumáticos que utilizam os games como forma de recuperação, para as pessoas que realmente conseguiram agregar o Wii a uma reeducação alimentar bem legal e emagreceram com isso… Enfim, antes de ficarem difamando a imagem do nosso precioso por aí! 😉

Compartilhe: